Outro dia, respondendo a uma pergunta sobre qual o legado que a pandemia deixaria, respondi que na minha opinião existem três coisas muito importantes que seriam deixadas:
- A descoberta do SUS pela sociedade brasileira;
- A descoberta da importância da ciência e dos profissionais de saúde;
- A importância da solidariedade ou de ajudar a quem precisa.
Também li algum tempo atrás sobre o impacto que a gratidão causa nas pessoas que trabalham como voluntários em hospitais e na saúde das pessoas em geral. Neste momento, quando todos nós nos sentimos fragilizados, a gratidão por receber uma vacina, ou uma ajuda do vizinho ou a vontade de se solidarizar com o próximo nos tornou mais humanos. Por isso, resolvi escrever sobre como ensinar as crianças a agradecer.
À medida que a pandemia de COVID-19 avança, seus efeitos em nossa vida diária parecem intermináveis. Como pais, queremos dar aos nossos filhos um senso de consistência e normalidade no meio de um momento cheio de incertezas, medo e mudanças – uma tarefa nada fácil de realizar. Afinal, já se passou um ano desde o início desta tragédia e a coisa continua feia entre nós.
Todos nós estamos lutando com as regras e demandas em constante mudança colocadas sobre nós por nossa nova vida “normal” em casa, escola e trabalho. É um trabalho mentalmente e fisicamente exaustivo, que muitas vezes não tem recompensa tangível. Podemos não ser capazes de mudar esta realidade no momento, mas podemos concentrar nossas energias em controlar o que podemos controlar e praticar a gratidão pelos eventos – não importa quão pequenos – que enriquecem nossos dias.
Um número crescente de estudos analisou o impacto da gratidão em nossa saúde geral. Os resultados mostram benefícios para nossa saúde física e emocional. Um estudo recente destaca a relação direta entre gratidão e felicidade entre crianças pequenas. Felizmente, a gratidão pode ser adicionada às nossas rotinas diárias sem aumentar nossas listas de “tarefas a fazer” e “a aprender”.
Ensinar maneiras educadas, como dizer “obrigado”, não é a única maneira de promover a gratidão nas crianças. Aqui estão algumas dicas para ajudar a criar o hábito de gratidão em crianças, que faço com meus filhos e netos:
- Concentre-se no que deu “certo” a cada dia. Antes de dormir, guarde alguns minutos para refletir no que deu certo e pelo que você e sua família são gratos. Estudos demonstraram que a gratidão melhora a qualidade do sono e diminui sintomas como dores e sofrimentos inexplicáveis. Ao focar nas partes positivas do dia, a gratidão nos ajuda a ter uma perspectiva positiva para o dia que está por vir.
- Não deixe conversas sobre gratidão para o Natal, Dia de Ação de Graças ou Dia do Perdão ou o dia que sua religião tem para isso. Falar sobre as pessoas pelas quais você é grato em sua vida pode ajudar muito.
- Promova expressões sinceras de agradecimento, verbais ou escritas. Criar o hábito de expressar gratidão ajuda a aumentar a autoestima, a força mental e os comportamentos sociais positivos – como ajudar, compartilhar e ser voluntário. Tudo isso é vital para fortalecer nossa resiliência, uma característica que todos nós precisamos agora.
- Encontre maneiras de ajudar outras pessoas necessitadas. É importante encorajar crianças e adolescentes a tomar medidas ativas na prestação de serviços às suas comunidades. Ajude-os a encontrar causas nas quais estejam interessados, como trabalhar como voluntário em uma casa de repouso ou arrecadar dinheiro para caridade. Ao participar dessas atividades de doação, eles adquirirão um senso de propósito e desenvolverão habilidades que os ajudarão a ter sucesso na vida.
- Seja um modelo. Uma maneira de ensinar seus filhos a serem mais gratos é ser mais grato você mesmo. Mostre a seus filhos o seu apreço regularmente e eles aprenderão a seguir seus passos.
Em um país desigual e tão abalado economicamente como o Brasil, ensinar a criança a ser agradecida e solidária é o primeiro passo para combater a desigualdade. Mudando as atitudes, mudaremos nosso país.
Saiba mais sobre isso:
- A solidariedade está por aqui: doações crescem no Brasil
- Um ano para se lembrar
- Teaching children gratitude can help with their mental health
Atualizado em 19 de fevereiro de 2025