Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Experiências traumáticas precoces e as dificuldades escolares

Experiências traumáticas precoces e as dificuldades escolares

Experiências traumáticas precoces e as dificuldades escolares

As Experiências Traumáticas na Infância (ETI) são responsáveis pelo que chamamos de estresse tóxico e estão sendo muito estudadas pela neurociência nos dias atuais. Este também é um dos temas que investimos em uma linha de pesquisa do Instituto PENSI, na área da primeira infância e em nossas parcerias com o Núcleo de Ciência pela Infância (NCPI).

Um novo estudo observou que experimentar eventos traumáticos conhecidos como experiências adversas na infância antes dos 5 anos está fortemente ligado a dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento entre crianças em parques infantis.

O estudo, que inclui dados de mais de mil crianças, foi realizado em grandes cidades norte-americanas cujos professores avaliaram o desempenho escolar no final do jardim de infância. Os estudantes que tinham experimentado uma ou mais ETI relatadas anteriormente se mostravam significativamente mais propensos a ter problemas de agressividade e/ou problemas de socialização na sala de aula, como também apresentavam indicadores como linguagem, alfabetização e matemática abaixo da média.

As Experiências Traumáticas na Infância incluem eventos como:

Os eventos adversos experimentados por uma criança, de acordo com o estudo, trarão problemas de ordem acadêmica e de comportamento. Os autores do estudo mostram que o estresse leva a um desempenho escolar pobre e está associado a problemas de saúde e bem-estar do indivíduo quando adulto.

Eles disseram que as descobertas devem incentivar os responsáveis ​​políticos e profissionais de saúde a encontrarem formas para trabalhar em conjunto no apoio às crianças em risco e suas famílias.

Saiba mais:

O estresse tóxico e seus efeitos ao longo da vida

Desenvolvimento e estimulação da criança pequena

Pobreza e saúde da criança

Fonte: Pediatrics, February 2016 – “Adverse Experiences in Early Childhood and Kindergarten Outcomes”

Manuel E. Jimenez, Roy Wade Jr, Yong Lin, Lesley M. Morrow, Nancy E. Reichman

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 25 de setembro de 2024

Sair da versão mobile