Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Fique atento ao teste do pezinho

Fique atento ao teste do pezinho

Fique atento ao teste do pezinho

O chamado Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples, que tem como objetivo detectar doenças que são muito raras, mas quando diagnosticadas precocemente, podem ser tratadas com sucesso e impedir danos muitas vezes irreversíveis. É um procedimento de triagem e, se der um resultado suspeito, deverá ser repetido.

Antes dos testes serem desenvolvidos e serem obrigatórios por lei em todo o Brasil, muitas crianças eram diagnosticadas com o aparecimento dos sintomas, mas o dano estava feito. Nesses casos, mesmo sendo tratadas, era irreversível, embora não houvesse piora.

Atualmente, o teste é obrigatório em todas as maternidades do Brasil e pode detectar diversas doenças, entre elas o hipotireoidismo (diminuição do funcionamento da tireóide, glândula que produz hormônios e regula o metabolismo), a fenilcetonúria (doença genética, caracterizada pela ausência da enzima fenilalanina, um importante componente das proteínas dos seres vivos) e hemoglobinopatias (traço falcêmico, doença falciforme, ocasionados por um defeito da hemoglobina, que é responsável por tirar o oxigênio dos pulmões e transportá-lo aos tecidos do corpo).

Leia também: Projeto de Lei do Teste do Pezinho Ampliado pelo SUS é aprovado

O exame é colhido na maternidade entre o 3º e o 5º dia de  vida do bebê e é feito com uma gota de sangue colocada num papel filtro.

É um exame extremamente simples, obrigatório, por isso mesmo não deixe de fazê-lo, e em caso de dúvidas, converse com seu pediatra.

Conheça também o Teste do Olhinho

Atualizado em 7 de fevereiro de 2024

Sair da versão mobile