Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Fique atento(a) às deepfakes e proteja seus filhos

Os avanços conquistados pela Inteligência Artificial também deram origem a um fenômeno conhecido por deepfakes, que pode ser entendido como uma forma de notícias falsas. As deepfakes são criações digitais realistas que fundem, combinam, substituem ou sobrepõem imagens, vídeos ou áudios para criar arquivos falsos, podendo resultar em uma infinidade de conteúdos publicados nas redes sociais.

A necessidade de pouco conhecimento técnico e equipamentos simples para criar deepfakes significa que esses conteúdos podem ser facilmente produzidos por qualquer pessoa e distribuído virtualmente sem nenhuma supervisão ou regularização.

As implicações sociais para essas questões são significativas e podem ter um longo alcance. Precisamos ficar atentos ao impacto negativo, identificar e discutir profundamente sobre o assunto para prevenir danos no futuro.

Uma campanha da Deutsche Telekom e da agência criativa adam&eveBERLIN demonstra os riscos crescentes que os pais, mães e familiares podem enfrentar com o uso indevido de dados e da inteligência artificial. A Telekom salienta sobre a urgência do tratamento responsável dos dados pessoais no mundo digital.

Muitas vezes, isso acontece de forma descuidada: uma vez publicados na internet, os dados pessoais ficam disponíveis em todo o mundo e sem limites. Com a campanha #ShareWithCare (#CompartilheComCuidade), a Deutsche Telekom pretende sensibilizar para o tratamento responsável de fotos e dados. A Telekom ainda chama a atenção para o “sharenting” – prática de compartilhamento excessivo de informação nas redes sociais que os pais postam em relação aos seus filhos.

Esses pontos podem indicar que, como sociedade, precisamos estar preparados para lidar com o surgimento de deepfakes em qualquer nível. O fato de não termos testemunhado quaisquer impactos graves até agora deve-se à sua fase inicial de desenvolvimento, que ainda apresenta imperfeições. Para resolver o problema, é urgentemente necessária uma combinação de tecnologia, educação, formação e governação.

 

Referências

  1. Karnouskos, “Artificial Intelligence in Digital Media: The Era of Deepfakes,” in IEEE Transactions on Technology and Society, vol. 1, no. 3, pp. 138-147, Sept. 2020, doi: 10.1109/TTS.2020.3001312.

Deutsche Telekom. Sharenting. Disponível em: https://www.adsoftheworld.com/campaigns/sharenting

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