O flúor ajuda a prevenir cáries e fortalece os dentes dos pequenos. Pode ser encontrado na água potável, em alimentos e bebidas, em pastas de dente, enxaguantes bucais e em tratamentos dentários, como o verniz fluoretado. A fluoretação da água é obrigatória em todas as estações de tratamento de água do Brasil desde 1974.
Em publicação recente, pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP analisaram conteúdos de 297 sites e redes sociais e identificaram mais de 300 publicações falsas na área de odontologia com impactos na saúde da população. O movimento é contra a utilização do íon flúor na água de consumo diário e nos produtos odontológicos para prevenção da cárie. Iniciado nos Estados Unidos, o movimento ganha força no Brasil através do compartilhamento de informações falsas pela internet e mídias sociais.
Aqui estão algumas perguntas comuns que você pode ter sobre como o flúor ajuda a manter os dentes saudáveis:
Por que as crianças precisam de flúor?
O flúor é um mineral natural que pode retardar ou impedir a formação de cáries. Todos nós temos bactérias na boca que se combinam com os açúcares dos alimentos e bebidas para produzir ácido. O ácido danifica a camada externa do dente, chamada esmalte. O flúor protege os dentes contra danos causados pelo ácido e ajuda a reconstruir o esmalte dentário.
O flúor na água potável é seguro para meus filhos?
Sim. No Brasil, como falamos acima, isso é feito há mais de 50 anos. A Sociedade Brasileira de Pediatria reconhece que o flúor na água é seguro para o desenvolvimento neurológico e a saúde em geral, desde que a concentração seja adequada. O flúor é eficaz na prevenção da cárie dentária. A fluoretação beneficia pessoas de todas as idades. Foi demonstrado que a fluoretação da água comunitária reduz a cárie dentária em 25%.
O flúor está relacionado ao QI?
O flúor na água potável, no nível recomendado, não foi associado a menores índices de QI. Alguns estudos, inclusive do governo dos EUA, observaram uma possível ligação entre níveis muito altos de flúor na água potável — mais que o dobro do nível de flúor na água potável dos EUA — e menores índices de QI em crianças. As descobertas foram baseadas em estudos realizados fora dos EUA, onde algumas gestantes e crianças foram expostas a quantidades totais superiores a 1,5 mg de flúor por litro de água potável.
Quando meu filho deve começar a usar creme dental com flúor?
A Academia Americana de Pediatria recomenda o uso de uma quantidade de pasta de dente com flúor equivalente a um grão de arroz, duas vezes ao dia, quando o primeiro dente aparecer e até os 3 anos de idade. Uma quantidade equivalente a uma ervilha de pasta de dente com flúor pode ser usada a partir dos 3 anos. O Tratado de Pediatria da SBP enfatiza a efetividade do flúor tópico na prevenção da cárie, afirmando que, mesmo nos locais onde não há fluoretação da água, os cremes dentais suprem as necessidades diárias para ação tópica, não havendo necessidade de ofertas adicionais. Entretanto, recomenda concentrações de flúor acima de 1.000 mg/L apenas para crianças maiores de seis anos, o que contraria a recomendação atual de especialistas.
Ensine seu filho a cuspir quando puder. Ele não precisa enxaguar a boca com água após a escovação.
E se vivermos em uma comunidade onde a água não é fluoretada? O que podemos fazer?
Se não contiver flúor, pergunte ao pediatra ou dentista se seu filho(a) tem alto risco de cáries. O médico pode recomendar que você compre água fluoretada ou prescrever gotas ou comprimidos de flúor.
Meu filho(a) deve usar verniz com flúor?
Sim. O verniz fluoretado é usado para ajudar a prevenir ou retardar a cárie dentária. Seu pediatra ou dentista pode aplicar o verniz logo após o nascimento do primeiro dente do seu bebê. Tente marcar a primeira consulta odontológica do seu bebê após o nascimento do primeiro dente.
O verniz é aplicado na parte superior e nas laterais de cada dente e endurece rapidamente. Em seguida, é removido pelos pais em casa, após 4 a 12 horas. Recomenda-se que as crianças apliquem o verniz de 2 a 4 vezes por ano até os 5 anos de idade.
O que devo saber sobre flúor se estiver amamentando ou usando fórmula infantil?
Bebês amamentados e alimentados com fórmula infantil com menos de 6 meses de idade não precisam de suplementos de flúor ou fórmula misturada com água fluoretada. É seguro usar água fluoretada para misturar a fórmula se o seu bebê tiver menos de 6 meses, mas há um pequeno risco de “fluorose”.
O que é fluorose dentária e a água fluoretada misturada com fórmula infantil aumenta o risco?
A fluorose geralmente se manifesta como estrias brancas muito tênues nos dentes. Muitas vezes, só é percebida por um especialista odontológico durante um exame. A fluorose leve não é dolorosa e não afeta a função ou a saúde dos dentes. Embora o uso de água fluoretada para preparar fórmulas infantis possa aumentar o risco de fluorose dentária, a maioria dos casos é leve. Quando os dentes permanentes do seu filho(a) nascerem (geralmente por volta dos 8 anos de idade), o risco de desenvolver fluorose acaba.
Grávidas devem trocar para água engarrafada?
A menos que haja preocupações com a contaminação da água da torneira, a água engarrafada não é preferível à água da torneira durante a gravidez. A água engarrafada pode ou não conter flúor.
Fonte:
Academia Americana de Pediatria (Copyright @ 2024)
Fake news sobre uso do flúor colocam em risco saúde bucal de brasileiros – USP
Recomendações para o uso de fluoretos no Brasil – Ministério da Saúde
Cremes dentais na primeira infância: o que pensam os pediatras SBPediatria
Saiba mais:
Creme dental com flúor ou sem flúor para crianças?
Que comecem os jogos de escovação dos dentes!
Transformando a escovação de dentes em uma atividade divertida