PESQUISAR
Quando meus filhos, hoje já adultos, me fizeram esta pergunta do título desta postagem, fiquei sem saber o que responder. Apesar de pesquisar, não encontrei muita informação sobre o narguilé. Na Pediatrics de agosto saiu um interessante artigo sobre este assunto e que divido com nossos leitores, que podem ter as mesmas dúvidas que eu tive há 15 anos.
O estudo “Hookah Use Among US High School Seniors” encontrou a prevalência anual do uso de narguilé de 18%, com base em uma pesquisa nacional com 5540 alunos do ensino médio.
Os alunos que fumavam cigarros, e aqueles que nunca tinham usado álcool, maconha ou outras substâncias ilícitas eram mais propensos a usar narguilé. Os pesquisadores também descobriram diferenças socioeconômicas. Alunos cujos pais tinham níveis mais elevados de educação e aqueles com rendimentos mais elevados são mais propensos a usar narguilé.
Inesperadamente, quando o nível socioeconômico é mais baixo e a escolaridade dos pais é menor – fatores de risco conhecidos para o uso do cigarro – foram encontradas taxas mais baixas de uso do cachimbo de água, como é conhecido o narguilé.
Uma crença comum entre adolescentes e adultos jovens é que o uso do cachimbo de água é menos prejudicial e viciante do que os cigarros, o que pode conduzir à normalização social do uso do cachimbo de água como uma forma aceitável de se divertir com os amigos.
Os pesquisadores concluem que é fundamental para os pais e educadores preencherem as lacunas na compreensão do público sobre os danos do fumo do cachimbo de água.
Os cachimbos de água ou Narguilé são uma forma mais socialmente orientada do consumo do tabaco. O tabaco é aquecido, filtrado pela água, e em seguida inalado através de uma mangueira. Em seguida, o tubo é passado para a próxima pessoa no grupo, que também inala.
O cachimbo de água pode causar diferentes tipos de câncer e doenças do coração e pulmões. Além disso, porque as pessoas diferentes utilizam do mesmo bocal, o risco de hepatite, herpes, tuberculose e outras doenças transmissíveis existe. Os bares e lounges que o oferecem estão ganhando popularidade como uma maneira para as pessoas socializarem e abraçarem o multiculturalismo enquanto fumam. Estes lugares são especialmente populares entre as populações mais jovens nos EUA.
Leia também: Cigarro eletrônico, um perigo e ilícito
Fonte: Article: “Hookah Use Among US High School Seniors”
Joseph J. Palamar, PhD, MPHa, Sherry Zhou, BAb, Scott Sherman, MD, MPHa, and Michael Weitzman, MDb – Pediatrics aug. 2014
Atualizado em 14 de junho de 2024