Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Lição de casa e o desenvolvimento de responsabilidade

Lição de casa e o desenvolvimento de responsabilidade

Lição de casa e o desenvolvimento de responsabilidade

Quando as crianças entram na quarta série, o propósito da lição de casa muda de certa forma. Em geral, os alunos estão aprendendo a ler nos primeiros anos; depois disso, eles estão lendo para aprender. Na quarta série, geralmente tanto trabalhos escolares como as lições de casa tornam-se mais desafiadores, exigem mais organização, atenção e esforço.

Devido a esta alteração, trabalhos de casa se tornam uma parte mais integrante da aprendizagem das crianças e refletem mais em seu histórico acadêmico. Essa mudança vem em boa hora, já que, por volta da quarta série, crianças estão prontas para e querem mais autonomia e responsabilidade e menos controle parental e interferências.

Os trabalhos de casa para crianças mais velhas têm uma série de efeitos. Fornecem uma oportunidade para revisão e reforço de competências que foram dominados e incentiva a prática de habilidades. Lição de casa é também uma oportunidade para as crianças aprenderem a autodisciplina e habilidades organizacionais, além de assumir a responsabilidade pela sua própria aprendizagem.

Você e seu filho devem concordar com uma programação regular de quando a lição de casa vai ser feita e o período de tempo que deve ser dedicado a ela. Este calendário deve garantir previsibilidade e estrutura, mas deve ser suficientemente flexível para situações especiais. Algumas crianças se saem melhor quando o seu tempo de lição é dividido em várias sessões curtas em vez de uma única longa.

Normalmente, os pais podem ser úteis ao ajudar seu filho, ficando como apoio para questões e dificuldades. Vocês podem olhar juntos a tarefa de casa de cada dia e decidir que partes podem requerer ajuda de vocês, de um irmão ou um colega de classe. As partes mais difíceis devem ser feitas primeiro. Revisões para provas e tarefas de memorização também devem ser feitas no início e depois repetidas no final da lição ou na primeira hora da manhã seguinte. Como é o caso nas crianças mais novas, trabalhos de casa devem ser feitos num local com poucas distrações (sem televisão, rádio, telefone, videogame, quadrinhos, brinquedos ou conversas), e onde todos os suprimentos necessários e materiais de referência estejam disponíveis.

Aqui estão algumas sugestões específicas sobre como abordar a lição de casa de diferentes tipos:

Tarefas de leitura

Escrita (redação)

Matemática

Trabalhar para dominar os fatos básicos e operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) até que se tornem automáticos. Fazer este trabalho em pequenas doses.

Estudar para provas

 

Leia também: TDAH e a lição de casa

Fonte: Caring for Your School-Age Child: Ages 5 to 12 (Copyright © 2004 American Academy of Pediatrics)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 11 de setembro de 2024

Sair da versão mobile