Quando as crianças entram na quarta série, o propósito da lição de casa muda de certa forma. Em geral, os alunos estão aprendendo a ler nos primeiros anos; depois disso, eles estão lendo para aprender. Na quarta série, geralmente tanto trabalhos escolares como as lições de casa tornam-se mais desafiadores, exigem mais organização, atenção e esforço.
Devido a esta alteração, trabalhos de casa se tornam uma parte mais integrante da aprendizagem das crianças e refletem mais em seu histórico acadêmico. Essa mudança vem em boa hora, já que, por volta da quarta série, crianças estão prontas para e querem mais autonomia e responsabilidade e menos controle parental e interferências.
Os trabalhos de casa para crianças mais velhas têm uma série de efeitos. Fornecem uma oportunidade para revisão e reforço de competências que foram dominados e incentiva a prática de habilidades. Lição de casa é também uma oportunidade para as crianças aprenderem a autodisciplina e habilidades organizacionais, além de assumir a responsabilidade pela sua própria aprendizagem.
Você e seu filho devem concordar com uma programação regular de quando a lição de casa vai ser feita e o período de tempo que deve ser dedicado a ela. Este calendário deve garantir previsibilidade e estrutura, mas deve ser suficientemente flexível para situações especiais. Algumas crianças se saem melhor quando o seu tempo de lição é dividido em várias sessões curtas em vez de uma única longa.
Normalmente, os pais podem ser úteis ao ajudar seu filho, ficando como apoio para questões e dificuldades. Vocês podem olhar juntos a tarefa de casa de cada dia e decidir que partes podem requerer ajuda de vocês, de um irmão ou um colega de classe. As partes mais difíceis devem ser feitas primeiro. Revisões para provas e tarefas de memorização também devem ser feitas no início e depois repetidas no final da lição ou na primeira hora da manhã seguinte. Como é o caso nas crianças mais novas, trabalhos de casa devem ser feitos num local com poucas distrações (sem televisão, rádio, telefone, videogame, quadrinhos, brinquedos ou conversas), e onde todos os suprimentos necessários e materiais de referência estejam disponíveis.
Aqui estão algumas sugestões específicas sobre como abordar a lição de casa de diferentes tipos:
Tarefas de leitura
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- Dividir capítulos em pequenas unidades ou usar títulos do autor como um guia.
- Encontrar o tópico, a frase ou a ideia principal de cada parágrafo e sublinhar ou reescrever.
Escrita (redação)
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- Começar por reconhecer que o primeiro rascunho não será a última versão e que, se reescrita, irá produzir melhor trabalho.
- Fazer uma lista das ideias possíveis, sem se preocupar se elas são boas ou corretas.
- Organizar essas ideias em grupos que parecem razoáveis e, em seguida, organizá-los em uma sequência lógica.
- Anotar pensamentos a respeito de por que estes conjuntos foram feitos e por que a ordem faz sentido.
- Utilizar este trabalho como um esboço e escrever um primeiro rascunho. Nesta fase, não se preocupe com a ortografia ou pontuação.
- Rever o primeiro projeto, prestando atenção aos detalhes.
- Verificar o significado: será que faz sentido e satisfaz a finalidade da tarefa?
- Formação dos parágrafos: será que cada parágrafo tem uma sequência lógica?
- Formação das frases: será que cada frase expressa um pensamento completo? Estão com letras maiúsculas e pontuação correta?
- Palavra: foi a melhor palavra escolhida? Está escrito corretamente?
Matemática
Trabalhar para dominar os fatos básicos e operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) até que se tornem automáticos. Fazer este trabalho em pequenas doses.
- Certificar-se de que os conceitos básicos são bem compreendidos. Faça o cálculo da lição de casa lentamente e verifique os resultados, uma vez que se os fatos são compreendidos, a maioria dos erros vêm da falta de atenção.
- Usar exemplos de dinheiro quando aprender decimais.
- Para frações, usar recursos visuais ou concretos, em vez de explicações orais.
Estudar para provas
- Reunir os trabalhos de casa, anotações de aulas, questionários e lições, e organizá-los em ordem cronológica.
- Quatro dias antes da prova, ler as informações.
- Três dias antes, olhar para os principais títulos das seções em notas e livros.
- Dois dias antes, rever os títulos de seções e ler as informações para organizá-las em grupos relacionados.
- À noite, na véspera da prova, repetir o processo da noite anterior e fazer o exercício de elencar as informações que memorizou.
Leia também: TDAH e a lição de casa
Fonte: Caring for Your School-Age Child: Ages 5 to 12 (Copyright © 2004 American Academy of Pediatrics)
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 11 de setembro de 2024