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Nos últimos 20 anos, a neurociência teve enorme progresso e podemos dizer que muita coisa mudou no modo de ver a primeira infância. Por esta razão, o Instituto PENSI possui um grupo de pesquisa em desenvolvimento infantil em parceria com NCPI (Núcleo Ciência Pela Infância).
Este interessante artigo pode explicar alguns dados novos para pais de crianças pequenas.
Os investigadores americanos examinaram dados dos Estados Unidos para determinar se existe uma correlação entre a idade em que as crianças alcançam marcos motores, como ficar em pé, e o nível de habilidades cognitivas mais tarde na infância.
O estudo “Gross Motor Milestones and Subsequent Development“, publicado na edição de julho de 2016 da Pediatrics avaliou e seguiu crianças sozinhas e gêmeos do nascimento até os 4 anos de idade.
Os autores descobriram que as crianças únicas que dominam habilidades motoras, tais como ficar em pé, mais cedo do que os seus pares demonstraram melhores habilidades de desenvolvimento, tais como a capacidade de se alimentarem sozinhas com um utensílio até os 4 anos. No entanto, para gêmeos, não havia nenhuma ligação entre a idade para cumprimento de metas na infância e desenvolvimento posterior. Além disso, a pesquisa mostrou que a caminhada não foi um preditor significativo de desenvolvimento de uma criança aos 4 anos de idade, particularmente após o ajuste para fatores perinatais e excluindo as crianças com deficiências de desenvolvimento.
Os autores concluem que determinar a idade de realização para habilidades motoras, tais como ficar em pé, pode ser um método simples para ajudar a avaliar como as habilidades adaptativas e cognitivas podem se desenvolver mais tarde.
Leia também: Novas diretrizes para definir melhor os marcos de desenvolvimento
Fonte: Pediatrics, July 2016, VOLUME 138 / ISSUE 1
Gross Motor Milestones and Subsequent Development
Akhgar Ghassabian, Rajeshwari Sundaram, Erin Bell, Scott C. Bello, Christopher Kus, Edwina Yeung
Atualizado em 1 de outubro de 2024