As mães que amamentam estão sempre preocupadas com o que podem ou não comer ou qual medicação podem ou não tomar. A Academia Americana de Pediatria acaba de publicar um novo relatório clínico sobre o assunto e aconselha que a maioria dos medicamentos são seguros para mães que amamentam. É importante para as mães lactantes informarem ao pediatra sobre todos os remédios que ingerem, incluindo produtos à base de plantas (fitoterápicos).
Nem todas as drogas estão presentes em quantidades clinicamente significativas no leite humano ou constituem um risco para o bebê. Certas classes de drogas podem ser problemáticas por causa de acúmulo no leite materno ou devido aos efeitos sobre o lactente ou a mãe. Os produtos mais comuns de preocupação incluem:
• Medicamentos para a dor;
• Antidepressivos;
• Medicamentos para tratar abuso de álcool ou parar de fumar.
Vacinas recomendadas para a mãe no pós-parto são idealizadas para proteger a criança e a mãe em lactação. Mesmo que a maioria dos medicamentos e terapias seja segura para ambos, a AAP recomenda que todos os profissionais obtenham informações necessárias e atualizadas que podem ajudá-los a orientar as mulheres que amamentam.
Como se vê, a grande maioria de medicamentos pode ser usada, mas deve ter a opinião do médico para fazer a recomendação correta. E cabe aos médicos se informarem sobre a segurança e a possibilidade de medicação, e não simplesmente proibir.
Leia também: Álcool na amamentação pode afetar o desenvolvimento das crianças
Fonte: The Transfer of Drugs and Therapeutics Into Human Breast Milk: An Update on Selected Topics Pediatrics
Atualizado em 21 de maio de 2024