Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Meu filho é só agitado ou tem algum problema?

Hiperatividade: meu filho é só agitado ou tem algum problema?

Hiperatividade: meu filho é só agitado ou tem algum problema?

Hoje em dia, os pais sempre ficam em dúvida se seus filhos são crianças normais, apenas agitadas ou se têm algum distúrbio, como hiperatividade, impulsividade ou até mesmo um Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Em janeiro de 2012, a Academia Americana de Pediatria publicou em seu blog referências para os pais, que são bem interessantes:

 

Primeira Infância (anos pré-escolares)

Comportamento dentro da faixa normal:

A criança corre em círculos, não interrompe para descansar, pode bater em objetos ou pessoas e faz perguntas constantemente.

Modo de agir que indica um problema de hiperatividade/ impulsividade:

A criança frequentemente vai de encontro a pessoas ou coisas durante as brincadeiras, machuca-se de modo constante e não se senta para ouvir histórias ou participar de jogos.

Possível presença de TDAH, tipo hiperativo-impulsivo:

O pequeno corre pela casa, salta e escala a mobília, tudo em demasia, e não para a fim de comer, ouvir uma história ou jogar.

Leia também: Transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH) em crianças

 

Infância média (após os 8 anos e pré-adolescentes)

Comportamento dentro da faixa normal:

A criança brinca ativamente por longos períodos. Ela pode, ocasionalmente, fazer as coisas por impulso, particularmente quando está estimulada.

Possível presença de um problema de hiperatividade/  impulsividade:

O pequeno pode se intrometer em jogos de outras crianças e ter problemas para completar as tarefas.

Comportamento sinalizando a possível presença de TDAH, tipo hiperativo- impulsivo:

A criança, muitas vezes, fala e interrompe os outros, não fica quieta na hora das refeições, movimenta-se muito ao assistir televisão, faz barulho que atrapalha e pega brinquedos ou outros objetos das pessoas.

 

Adolescência

Comportamento considerado normal:

Os adolescentes se envolvem em atividades sociais (por exemplo, dança) por longos períodos e podem ter comportamentos de risco com outras pessoas.

Possível problema de hiperatividade/ impulsividade:

Os jovens entram em “brincadeiras” que incomodam os outros, são inquietos em sala de aula ou quando assistem televisão.

Modo de agir que indica possível presença de TDAH, tipo hiperativo-impulsivo:

Os adolescentes são impacientes e nervosos. Mesmo quando fazem atividades tranquilas, realizam interrupções frequentes. “Amolam” as outras pessoas e estão em apuros constantemente. Os sintomas de hiperatividade diminuem ou são substituídos por um sentimento de inquietação.

Fonte: ADHD: What Every Parent Needs to Know (Copyright © 2011 American Academy of Pediatrics)

Atualizado em 8 de março de 2024

Sair da versão mobile