PESQUISAR
Meu neto Tomas, de 6 anos, é fã de um jogo de videogame chamado Minecraft. Não se trata de um videogame comum, mas um jogo de construção através de blocos, como um Lego virtual em 3D e com infinitas possibilidades. Não só o vejo jogando, como tenho lido sobre o jogo em revistas sobre desenvolvimento infantil.
O jogo virou uma mania no mundo todo e não apenas entre as crianças. Ele tem sido usado em escolas e tem sido motivo de pesquisas em educação. Até agora, países como China, EUA, Brasil, Alemanha, entre outros, tem usado este jogo em sua versão educacional com resultados em ensino de linguagem, matemática, história, e tem sido relatada melhora da psicomotricidade.
De acordo com especialistas, Minecraft consegue aumentar a percepção de objetos em crianças em desenvolvimento e melhora a consciência corporal, uma vez que a noção de espaço e quantidade são constantemente trabalhadas durante o jogo.
Não encontrei nenhum artigo científico mostrando estas qualidades, mas existem grandes escolas que estão adotando o jogo como uma ferramenta de ensino para crianças a partir do oitavo e nono ano.
É sempre importante lembrar sobre a limitação de tempo de exposição às telas, que pela Academia Americana de Pediatria não deve ultrapassar as duas horas diárias. Tomás não gosta deste limite, assim como é provável que nenhuma criança goste, mas isto é importante para seu desenvolvimento também, já que pequenas frustrações e saber respeitar regras e limites são cruciais para torná-lo um adulto cidadão.
Leia também: Por que limitar o uso de mídia do seu filho?
Fontes:
Atualizado em 24 de setembro de 2024