Já escrevemos muitas vezes neste Blog sobre o perigo dos agrotóxicos nos alimentos, na grande maioria das vezes relacionados a dados americanos ou europeus.
No início de outubro saíram na imprensa dados sobre agrotóxicos no Brasil. No CEASA de São Paulo, cerca de um terço dos alimentos pesquisados estão contaminados com agrotóxicos.
Todos sabemos da qualidade da agricultura brasileira, mas, infelizmente, é muito frequente no Brasil o uso de agrotóxicos proibidos em outros países e, pelo que se vê nas reportagens, as autoridades fazem vista grossa.
O potencial de danos à saúde é muito grande. Estes agrotóxicos podem ser cancerígenos, alergênicos, causar má formações fetais, além de serem responsáveis por alterações hormonais e no sistema imunológico.
Recomenda-se a lavagem de frutas, verduras e hortaliças em água corrente, além de evitar a ingestão de casca de frutas. A responsabilidade pelos agrotóxicos é de três órgãos federais: além da Anvisa e do Ministério da Agricultura, o Ministério do Meio Ambiente também tem atribuição por sua área.
Veja outros textos relacionados ao tema:
2. A comida orgânica é melhor para o bebê?
3. Dicas para prevenção e tratamento de envenenamento
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Fonte: Folha: Sem controle alimentos circulam com agrotóxico irregular no país
Atualizado em 20 de agosto de 2024