PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
O risco do sabão em pó
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
O risco do sabão em pó

O risco do sabão em pó

04/10/2016
  13076   
  1
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Um estudo publicado na edição de maio da revista Pediatrics constatou que os pacotes de sabão em pó para roupa estão caindo nas mãos – e bocas – de um número crescente de crianças jovens, com consequências graves e, por vezes, fatais.

O estudo “Exposições pediátricas a detergentes para roupas e lava-louças nos Estados Unidos: 2013–2014” analisou dados de 62.254 chamadas feitas para centros de controle de veneno dos EUA após exposições acidentais a sabão para roupa ou detergente de lava-louças envolvendo crianças com menos de 6 anos de idade em 2013 e 2014.

O número de exposições ao detergente aumentou durante o período do estudo, mas o aumento foi maior para os pacotes de sabão para roupa (17%), seguido por pacotes de detergente para lava-louças (14%). 85% das crianças foram expostas por ingestão.

As chances de efeitos clínicos, hospitalização, intubação e resultados médicos graves foram significativamente maiores para exposições a pacotes de sabão em pó do que para outros tipos de detergente.

Houve 117 crianças que necessitaram de intubação e 104 delas foram expostas a pacotes de sabão em pó. Houve 2 mortes e ambas foram associadas a pacotes de sabão em pó.

Crianças menores de 3 anos de idade representaram a maioria dos casos no estudo. Crianças de dois anos foram responsáveis ​​por 16,3% das exposições a detergente lava-louças e 30,3% das exposições ao sabão para roupa.

Leia também: Dicas para prevenção e tratamento de envenenamento

Fonte: Pediatrics, may 2016 – “Pediatric Exposures to Laundry and Dishwasher Detergents in the United States: 2013-2014”

Centro de Informação Toxicológica

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 25 de setembro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Daiana disse:

    Quando eu tinha uns 12 anos brincando de fazer bolha de sabão, com sabão em pó, aspirei a bolinha e quase morri por asfixia, hoje tenho 26 anos e nunca vou esquecer o momento de pânico que foi encostar a boca aquela bolinha de sabão inofensiva.
    No desespero sem poder respirar eu bebia muita água pra tentar tirar o sabao, e depois de quase desmaiar voltou minha respiração.
    Foi um trauma terrível…

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.