Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Oba, a Páscoa está chegando!

Oba, a Páscoa está chegando!

Oba, a Páscoa está chegando!

Chegamos à Semana Santa. Nossa! O ano está passando rápido! E no próximo domingo já é Páscoa. A tradição no Brasil, como em outros lugares, é de comemorar com ovos decorados, e no nosso caso, ovos de chocolate.

Crianças adoram procurar ovinhos e amam muito comê-los, e os pais se preocupam ao olharem aquelas pilhas deixadas pelos avós, amigos, parentes. “Páscoa é uma vez só no ano”, é o que eles falam.

Se você vive esta situação, existem algumas coisas que precisa saber:

1- Chocolates contêm nutrientes como cálcio (bom para ossos e dentes), fosfato, proteínas e outros minerais (indispensáveis ao crescimento), além dos fenóis e flavonoides (substâncias naturais que reduzem o colesterol e dão aquela sensação de bem estar);

2- Por serem muito calóricos, devem ser evitados por crianças acima do peso;

3- Crianças com diabetes devem procurar ovos feitos com chocolate diet, sem açúcar;

4- Alguns tipos de chocolates contêm estimulantes como a cafeína e podem deixar seu filho mais agitado e sem sono. Essas substâncias associadas ao alto valor calórico podem reduzir o apetite, sendo melhor o consumo depois das principais refeições.

Leia também: Alimentação saudável não tira férias: os cuidados com o consumo de açúcar para crianças

Tudo que é bom deve ser usado com moderação e sabedoria. Se seu filho ganhou muitos ovinhos, procure guardar e ir dando aos poucos no decorrer dos dias. Evite o excesso, que pode provocar problemas intestinais.

FELIZ PÁSCOA!

 

Atualizado em 5 de março de 2024

Sair da versão mobile