Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Os perigos do sal e do açúcar na alimentação infantil

Os perigos do sal e do açúcar na alimentação infantil

Os perigos do sal e do açúcar na alimentação infantil

Tanto a obesidade como a hipertensão infantil são problemas com os quais os pediatras e os pais precisam estar atentos nos dias de hoje. Uma maneira importante de reduzir a obesidade infantil é limitar a ingestão de sal. De acordo com um estudo publicado na revista Pediatrics, em janeiro deste ano, as crianças que ingerem maior quantidade de sal também consomem mais bebidas açucaradas.

Saiba mais sobre a Hipertensão Arterial em Crianças

No estudo “Dietary Salt Intake, Sugar-Sweetened Beverage Consumption, and Obesity Risk”, feito na Austrália, 4.200 crianças de 2 a 16 anos foram acompanhadas com relação ao consumo de sal na dieta por meio de bebidas açucaradas.

No total, 62% das crianças relataram o consumo de bebidas açucaradas. Neste grupo, aquelas que consumiam mais sal ingeriam também líquidos mais fluídos, em particular, ricos em açúcar. A cada 1 grama por dia de sal, elas consumiam 17 gramas a mais de bebidas açucaradas. Os participantes que ingeriram mais de uma porção por dia representaram 26%, com maior probabilidade de ter excesso de peso ou obesidade.

O estudo é somado às evidências emergentes de que a redução do consumo de sal na dieta pode diminuir o consumo de bebidas adoçadas com açúcar que, por sua vez, traz a queda do risco de obesidade infantil.

Leia também: Obesidade infantil: desafios do tratamento nutricional

É importante que os pais e cuidadores olhem os rótulos dos alimentos para verificarem a quantidade de sal e açúcar contidos neles, lembrando que mesmo refrigerantes diets e lights têm enorme quantidade de sal e os sucos naturais em “caixinha” têm muito açúcar. Controlando esses dois elementos na dieta de seu filho, você proporcionará uma saúde melhor ao pequeno por diminuir o risco de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e obesidade no futuro.

Fonte: Salt Intake, Sugar-Sweetened Beverage Consumption, and Obesity Risk | Pediatrics.

Atualizado em 25 de abril de 2024

Sair da versão mobile