Como devemos preparar nossos filhos mais velhos para o seu novo irmãozinho ou irmãzinha?
Um bebê novo traz alegrias e desafios para uma família. Os pais ficam animados, mas também nervosos sobre como seus filhos mais velhos vão reagir ao recém-nascido. Todos os tipos de perguntas surgem: Como devemos dizer aos nossos filhos mais velhos que eles vão ter um irmãozinho ou irmãzinha? Será que eles vão ficar com ciúmes do novo bebê? Como podemos ajudá-los a se darem bem?
Crianças de diferentes idades vão reagir de forma diferente com o novo bebê em casa. Sabendo o que esperar de cada faixa etária, será mais fácil lidar com as mudanças em sua família.
De 1 a 2 anos
As crianças desta idade não vão entender muito bem o que significa ter um novo irmão ou irmã. No entanto, deixe seu filho ouvi-lo falar sobre o “novo bebê” e sentir a sua excitação. Ele pode não entender por que você está animado, mas sua atitude vai influenciá-lo.
Tenha em mente que você pode não atender as necessidades de ambos os filhos o tempo todo. Peça o apoio de outros parentes e amigos.
Outras ideias para ajudar a preparar o seu filho muito novo para a chegada do irmãozinho incluem:
- Veja livros ilustrados sobre um novo bebê. No mínimo, o seu filho vai se familiarizar com palavras como “irmã”, “irmão” e “novo bebê”.
- Quando o novo bebê chegar, tente fazer algo especial para o seu filho mais velho para tranquilizá-lo e fazê-lo entender que ainda é amado. Algumas ideias incluem um presente especial; deixá-lo passar algum tempo sozinho com o pai, avó, ou outro adulto que ele goste; ou levá-lo a algum lugar especial.
De 2 a 4 anos
Nessa idade, a criança ainda é muito ligada a você e pode não entender como compartilhar você com os outros. Seu filho também pode ser muito sensível às mudanças e pode se sentir ameaçado pela ideia de um novo membro da família. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar a aliviar o momento:
- Esperar um pouco antes de contar sobre o bebê. Livros de imagens para crianças nessa faixa etária podem ser muito úteis.
- Seja honesto. Explique que o bebê vai ser bonitinho e fofinho, mas também irá chorar e tomar bastante de seu tempo e atenção.
- Tranquilizar o seu filho dizendo que você vai amá-lo da mesma forma depois que o bebê nascer.
- Envolva o seu filho no planejamento para a chegada do bebê. Isto irá torná-lo menos ciumento. Deixe-o comprar com você os artigos do bebê. Mostre-lhe seus próprios retratos quando pequeno. Deixe-o brincar ou usar um pouco os objetos antes de prepará-los para o novo bebê. Compre uma boneca para que ele possa cuidar de “seu” bebê.
- Tempo é uma das principais mudanças na rotina do seu filho. Se for possível, termine o treinamento da retirada da fralda ou a mudança de um berço para a cama antes da chegada do bebê. Se isso não for possível, faça-o depois que o bebê estiver em casa.
- Espere que seu filho regrida um pouco. Muitas vezes, as crianças voltam a usar mamadeiras ou fraldas, a fazer xixi na roupa ou na cama, por exemplo.
- Prepare seu filho para quando você estiver no hospital. Ele pode ficar confuso e assustado. Leve-o para visitar o novo irmãozinho.
- Reserve tempo especial para seu filho mais velho. Ler, jogar jogos, ouvir música ou simplesmente conversar. Mostre a ele que você o ama e quer fazer as coisas com ele.
Crianças em idade escolar
Crianças com mais de 5 anos geralmente não se sentem tão ameaçadas por um novo bebê como as menores. No entanto, elas podem ressentir-se da atenção que o novo bebê recebe. Para preparar o seu filho em idade escolar para um novo bebê:
- Diga a ele o que está acontecendo na linguagem que possa entender.
- Faça seu filho mais velho ajudar a preparar as coisas para o novo bebê, decorando o quarto ou escolhendo roupas, ajudando na compra de fraldas.
- Se possível, leve o seu filho mais velho ao hospital logo depois do nascimento, para que se sinta parte da família em crescimento.
- Quando você trouxer o novo bebê para casa, faça com que seu filho segure o bebê. Elogie quando ele for gentil e amável com o irmãozinho.
- Não ignore as necessidades e as atividades de seu filho mais velho. Diga o quanto você o ama. Faça um esforço para passar algum tempo a sós com ele a cada dia; use isso como uma oportunidade para lembrá-lo como é especial.
Minha experiência como pediatra não é muito diferente disso, mas o caso que me chamou a atenção foi um menino de 17 anos cuja mãe teve um filho temporão. O rapaz já cursava uma faculdade e teve uma crise de ciúme que eu nunca havia visto. Não deve ser fácil, após 17 anos de filho único, perder este espaço. Após alguns anos, superou e teve um papel importante na criação do irmão.
Leia também: Uma mensagem especial para novos pais
Fonte: Relacionamentos entre irmãos (Copyright: © 2007 Academia Americana de Pediatria, atualizados 3/2007)
As informações contidas neste site não devem ser utilizadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 11 de setembro de 2024