PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Programa Boa Praça
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Programa Boa Praça

Programa Boa Praça

16/07/2021
  2018   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O Programa Boa Praça é uma daquelas coisas que gostamos muito na Fundação José Luiz Egydio Setúbal. Iniciou em 2007 com a recuperação de duas praças no Jardim Lapena e em São Miguel Paulista. Nesses locais, num esquema de mutirão, os funcionários da Fundação de forma voluntária transformaram dois espaços abandonados em duas praças, com brinquedos e espaços de convivência para as famílias.

No ano seguinte, fomos procurados pela Cidade.co, um negócio de impacto que busca viabilizar revitalizações de espaços públicos através de parcerias público-privadas, para participar da recuperação da Praça Villaboin, situada em Higienópolis, perto do Sabará Hospital Infantil. Ficaríamos responsáveis pela recuperação do playground. Foi um sucesso! A praça, antes usada majoritariamente por idosos, passou a ser utilizada por crianças e bebês, também.

Em 2019, foi a vez da recuperação de uma praça na Alameda Itu. A Cidades.co juntamente com os moradores do entorno, fez um projeto e revitalizamos o playground. Desta vez, não conseguimos parceiros para revitalizar o restante da praça que é bem grande. De qualquer forma, as crianças que já utilizavam a praça puderam usufruir de brinquedos novos, de uma área fechada e separada dos cães e também foi um sucesso muito grande junto aos moradores.

Para 2020, a revitalização se deu na Praça do Rotary, em Santa Cecília/Vila Buarque, onde fica a Biblioteca Monteiro Lobato, a mais antiga biblioteca infantil em funcionamento no Brasil. Ali, fizemos pela primeira vez um projeto que previa brinquedos inclusivos, pensando nas crianças com necessidades específicas.

Este ano, a Fundação está com duas propostas, uma é ajudando na manutenção do playground do Parque Buenos Aires, na Avenida Angélica, próximo ao Sabará Hospital Infantil. E a outra, juntamente com a Cidades.co e em parceria com o Instituto Alana através de seu programa “Criança e Natureza”, é de fazer na praça Horácio Sabino, na região das Perdizes, uma revitalização e um projeto pioneiro e inovador de um Parque ou Praça Naturalizada.

Esse novo conceito busca promover o contato cotidiano com a natureza e com os vizinhos, em espaços públicos ou privados, nas grandes cidades. Os brinquedos, mobiliários e instalações são pensados a partir de elementos naturais como árvores, arbustos, pedras, água, galhos e terra, encorajando experiências sensoriais e motoras mais desafiadoras, que estimulam a criatividade, tanto para bebês quanto para crianças com e sem deficiência de todas as idades.

Além de possibilitar que as crianças brinquem de forma livre e ativa, os parques naturalizados são áreas multifuncionais, que podem ser implantadas a um custo mais baixo, uma vez que troncos e outros materiais naturais são reaproveitados de podas, em geral abundantes e disponíveis nos municípios. Planejar os espaços com o envolvimento de quem vai usá-los é essencial para conectar as pessoas e aumentar seu engajamento na preservação.

Para nós da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, a praça representa aquele espaço onde a criança pode demonstrar toda a sua saúde, pode se movimentar livremente, brincar, socializar, fantasiar, ter contato com a natureza, se aventurar. Gostamos de enfatizar que nosso foco é Saúde Infantil e saúde, como define a OMS, não é o oposto da doença, mas sim o bem-estar do indivíduo nas dimensões biopsicossocial e espiritual.

O playground é o espaço ideal para tudo isso dentro de uma praça pois permite a criança se exercitar brincando, ao mesmo tempo que está se socializando e desenvolvendo suas aptidões físicas e motoras, como equilíbrio, ritmo, força etc. E, no projeto de Parques Naturalizados, isso é potencializado pelo contato com a natureza, mesmo em situações urbanas como em Perdizes. Esta praça pode ser um modelo inovador que talvez possa ser replicado por toda a cidade.

Saiba mais:

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.