PESQUISAR
Numa sociedade cada vez mais preocupada com sobrepeso e obesidade desde a infância, esta pergunta é cada vez mais feita aos pediatras. A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda o leite materno até os dois anos ou mais. Se o leite materno não estiver disponível, o bebê de até um ano deve ser alimentado com uma fórmula infantil fortificada com ferro. Bebês só podem ser transferidos para o leite integral com um ano de idade. A AAP recomenda que as crianças permaneçam em leite integral até os dois anos, a menos que haja uma razão para mudar para um leite com baixo teor de gordura mais cedo. O seu médico poderá fazer essa recomendação por razões clínicas ou porque existe uma história familiar de obesidade, doenças do coração, ou um problema de colesterol.
A razão para esta recomendação de leite integral até dois anos de idade tem a ver com o crescimento e desenvolvimento do bebê. Os bebês triplicam seu peso do nascimento ao primeiro ano e chegam a quadruplicar seu peso do nascimento até os dois anos. Durante este período, o cérebro do bebê e o sistema nervoso estão fazendo ganhos surpreendentes em tamanho e complexidade por meio de sinapses. Porque o cérebro e o sistema nervoso são em grande parte compostos de tecido adiposo, é fundamentado que o bebê tenha uma dieta rica em gordura durante este período de tempo.
O leite integral contém aproximadamente 4% de gordura. Você pode ajudar a mudar gradualmente o leite integral para um leite de baixo teor de gordura. Por isso, muitos médicos recomendam que as crianças recebam a versão com gordura reduzida ou semidesnatada (2%) do leite por algumas semanas antes de mudá-lo para baixo teor de gordura (1%) ou sem gordura (desnatado). De qualquer forma, sempre siga a orientação do seu pediatra.
Leia também: Alternativas ao leite de vaca
Fonte: American Academy of Pediatrics
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para a atenção médica e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 23 de julho de 2024