PESQUISAR
O estudo “Comer na ausência de fome e ganho de peso em crianças de baixa renda”, da edição de maio de 2016 da revista Pediatrics, examina como comer na ausência de fome está associado a um aumento de peso.
Para o estudo, os investigadores pediram a 209 mães de baixa renda para que deixassem sua criança pequena (menor do que 3 anos) em jejum durante uma hora, em seguida, elas deveriam comer um almoço substancial composto de dois tipos diferentes de alimentos e uma bebida. Depois do almoço, as crianças podiam pegar o que quisessem de uma bandeja de salgados, lanches e sobremesas. Era permitido comer tanto quanto eles quisessem.
Os pesquisadores descobriram que as crianças que comiam mais sobremesa e que ficavam chateadas quando a comida era removida aumentavam gradualmente índices de gordura corporal até os 3 anos.
Os autores concluem que o hábito de comer quando não se tem fome aumenta com a idade, e uma intervenção comportamental tem o potencial para reduzir o comer na ausência de fome. O calendário de intervenções voltadas para esse comportamento precisa ocorrer antes da idade de 3 anos. Isto é muito importante para se criar um hábito saudável de nutrição e alertar aos pais para não negociarem com seus filhos no clássico: “Se não comer, não terá a sobremesa” ou coisas do tipo.
Leia também: Comer bem: um hábito que precisa surgir ainda na infância
Fonte: Pediatrics April 2016
Eating in the Absence of Hunger and Weight Gain in Low-income Toddlers
Katharine Asta, Alison L. Miller, Lauren Retzloff, Katherine Rosenblum, Niko A. Kaciroti, Julie C. Lumeng
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 18 de setembro de 2024