Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Sabará Hospital Infantil numa pegada de sustentabilidade

Como é de conhecimento geral, o Sabará Hospital Infantil pertence a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, portanto é um hospital sem fins lucrativos e seu resultado financeiro é enviado para um Fundo Patrimonial que investe em projetos sociais cuja causa é a Saúde na Infância e Adolescência. Um de nossos valores é Sustentabilidade, e vemos esta palavra no seu sentido mais amplo, abrangendo desde a nossa própria instituição como o da comunidade onde estamos instalados e de todo o planeta.

Nossa Fundação estabeleceu como meta para esta década de 2020/2030 seguir os Objetivos de Sustentabilidade da ONU (ODS), principalmente aqueles ligados à saúde da criança e do adolescente brasileiro. São 17 ODS que buscam tornar nosso planeta um lugar melhor para nossos filhos e netos, sendo que a ODS 7, trata de Energia Limpa e Acessível.

Todos nós temos acompanhado com grande preocupação o desenvolvimento da crise hídrica que o Brasil vem atravessando e que impacta diretamente o fornecimento de energia, já que no nosso país a grande fonte de energia é hidrelétrica. Nossos grandes reservatórios do sudeste brasileiro estão com níveis baixos de água, o que preocupa no caso da produção de energia, mas também no abastecimento de água para a população e para irrigação, além de atrapalhar o transporte por hidrovias, importante para escoar as safras e materiais nesta região.

O Sabará Hospital Infantil, desde 2019 vem participando do mercado livre de energia, e compra a energia de fontes renováveis como energia solar, eólica ou gerada por biomassa. Com isso, além de gerar economia no custo da energia gasta pelo hospital, ainda tem uma previsibilidade do gasto, não fica dependente das bandeiras do fornecedor habitual e pode escolher seu fornecedor através de um software de acompanhamento em tempo real. Por esse motivo, recebemos um certificado de energia renovável e contribuímos para diminuição de emissão de CO2 na atmosfera.

Todas estas medidas estão acompanhadas de outras que visam também a economia de energia, como campanhas de conscientização, dimerização, temporizadores, lâmpadas e equipamentos de baixo consumo.

Saiba mais:

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/aquecimento-global-e-saude-das-criancas/

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/como-mudanca-climatica-afeta-criancas/

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/o-que-queremos-para-2030/

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/cuidador-consciente-consumo-de-agua/

Sair da versão mobile