PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Seu filho tem alguma alergia alimentar?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Seu filho tem alguma alergia alimentar?

Seu filho tem alguma alergia alimentar?

26/02/2013
  2465   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O seu filho tem uma alergia ou intolerância alimentar? Cooperar com o serviço da escola e a equipe de nutrição para encontrar opções saudáveis e nutritivas para a criança vai contribuir com a preparação dos alimentos fora de casa. Pais, alunos e a equipe de alimentação escolar devem trabalhar juntos quando o pequeno tem necessidades especiais ou preocupações dietéticas. Arranje tempo para uma visita de campo à instituição de ensino para se encontrar com o responsável. Certifique-se que o pessoal reconheça seu filho e esteja a par dos alimentos ou ingredientes que ele deve evitar.

Leia também: Alergia alimentar: uma doença que vem crescendo com os hábitos modernos

Alergia ao amendoim

De acordo com estudos atuais, sugere-se que a incidência de alergia ao amendoim em crianças dobrou entre 1997 e 2002 (nos EUA). Muitas escolas evitam amendoim e manteiga de amendoim em seus menus, mas não todas elas. Se esse tipo de alimento é uma preocupação para a sua família, certifique-se dos alimentos que podem contê-lo. Biscoito de manteiga de amendoim é um exemplo óbvio, mas ele pode estar escondido em molhos de salada, salada de frango, rolos de ovo e uma variedade de comidas étnicas.

Opções sem glúten

Por causa da doença celíaca ou intolerância ao glúten, uma proteína do trigo, da cevada e do centeio, alguns estudantes devem evitá-lo. Algumas fontes de glúten são o pão, massas, pizzas e empanados como peixes ou nuggets de frango. Há fontes ocultas como nos molhos (soja), sopas e alguns cortes preparados de frios e saladas. Esses itens podem conter o molho de soja, vinagre de malte, malte ou um agente espessante que contém glúten. A boa notícia é que muitos alimentos saudáveis e deliciosos são naturalmente sem essa proteína. Entre eles estão frutas, verduras, nozes, sementes, lentilhas, ovos e leite sem sabor. Troque os pães de farinha de trigo pelos de milho, mandioca etc.

Proteína do leite e lactose

Deve-se evitar todos os laticínios feitos com leite de vaca. Às vezes, é necessário evitar leite de cabra. O substituto são as bebidas feitas com soja, que podem ser muito bem aceitas pelas crianças e existem misturas com frutas, por exemplo.

Qualquer que seja a intolerância ou alergia que seu filho tenha, procure avisar e orientar a escola e a lanchonete. Se seu filho é grandinho, procure conscientizá-lo sobre as restrições que ele precisa ter.

Fonte: Kids eat right -kids have allergies? | Jill Weisenberger

Atualizado em 19 de abril de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.