Para quem não conhece, a Stanford Social Innovation Review (SSIR) é considerada uma das melhores revistas em inovação social do mundo. Com uma abordagem diferente, ela se propõe a discutir soluções intersetoriais para problemas globais. A SSIR é escrita por e para líderes de transformação social de todo o mundo e de todos os setores da sociedade – organizações sem fins lucrativos, fundações, empresas, governo e cidadãos engajados. A SSIR é publicada pelo Stanford Center on Philanthropy and Civil Society e esta é ligada a Stanford University, uma das mais prestigiadas universidades americanas.
A missão da SSIR é promover, informar e inspirar o campo da inovação social, buscando, cultivando e disseminando o que há de melhor em pesquisa e conhecimento baseado na prática.
Não é apenas uma revista digital com artigos online. Ela também oferece webinars, conferências, podcasts e muito mais: une pesquisa, teoria e prática em uma ampla gama de tópicos, incluindo direitos humanos, investimento de impacto e modelos de negócios sem fins lucrativos.
Com o objetivo de trazer para o Brasil essa importante fonte informação de inovação social e acompanhando a tendência de internacionalização da própria SSIR, que já conta com edições em diversas línguas como espanhol, japonês, árabe e mandarim, temos também a ambição de fortalecer e internacionalizar produções nacionais voltadas à transformação social no Brasil. Para isso, a Samambaia Filantropias e a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, em parceria com a RFM Editores, lançam a plataforma Stanford Social Innovation Review Brasil.
A SSIR Brasil tem como objetivo se tornar uma plataforma em português, que aproxime a comunidade acadêmica e profissionais do terceiro setor, investimento social privado, movimentos sociais e o público mais amplo interessado em inovação social no Brasil.
Com uma forte base de conhecimento e linguagem acessível, a SSIR Brasil publicará a tradução dos artigos mais inovadores da SSIR USA, SSIR internacionais, bem como artigos nacionais. Também apresentará, como no modelo da plataforma americana, webinars, podcasts e conteúdo produzido por autores brasileiros e mostrando a nossa experiência em inovação social.
Com mais essa iniciativa, a Fundação José Luiz Egydio Setúbal vai cumprindo sua missão de ajudar a divulgar informações importantes da área social além de incentivar a pesquisa e a geração de conhecimento em inovação social, filantropia e ESG como também fortalecer o terceiro setor.
Saiba mais sobre essa importante plataforma visitando o site e as redes sociais para conhecer os ricos materiais que já estão disponíveis na biblioteca: