A maioria dos especialistas recomenda o uso de medicação e terapia comportamental para tratar o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Isto é conhecido como uma abordagem de tratamento multimodal. No Brasil, devido à grande influência da psicanálise de ideologias políticas, ainda existe um certo preconceito em relação às práticas comportamentais em tratamentos psicológicos.
Existem muitas formas de terapia comportamental, mas todas têm um objetivo comum – mudar o ambiente físico e social da criança para ajudá-la a melhorar seu comportamento. Sob essa abordagem, pais, professores e outros cuidadores aprendem maneiras melhores de trabalhar e se relacionar com a criança com TDAH. É ensinado como definir e aplicar regras, ajudar crianças e jovens a entender o que precisam fazer, usar a disciplina de maneira eficaz e incentivar o bom comportamento.
A terapia comportamental reconhece os limites que o TDAH coloca em uma criança. Ela se concentra em como as pessoas e lugares importantes na vida da criança podem se adaptar para incentivar o bom comportamento e desencorajar comportamentos indesejáveis. É diferente da terapia de brincadeiras ou outras terapias que se concentram principalmente na criança e suas emoções.
Como principais cuidadores da criança, os pais desempenham um papel importante na terapia comportamental. O treinamento dos pais está disponível para ajudá-lo a aprender mais sobre o TDAH e maneiras específicas e positivas de responder aos comportamentos. Cuidar de si mesmo também ajudará seu filho. Aqui vão 10 dicas sobre como funciona esta terapia:
1- Mantenha a criança numa rotina diária. Tente manter os horários de acordar, comer, tomar banho, sair para a escola e dormir todos os dias;
2- Reduza as distrações. Música alta, jogos de computador e TV podem ser superestimulantes para o seu filho. Faça uma regra para manter a TV ou a música desligada durante as refeições e enquanto seu filho estiver fazendo o dever de casa. Não coloque uma TV no quarto do seu filho;
3- Organize o ambiente. Se o seu filho tiver lugares específicos e lógicos para manter o trabalho escolar, brincar e colocar as roupas, é menos provável que ele os perca. Deixe um ponto perto da porta da frente para a mochila da escola para que ele possa pegá-la na hora de sair;
4- Recompense o comportamento positivo. Fale palavras gentis, dê abraços ou pequenos prêmios quando as metas são atingidas, de maneira oportuna ou pelo bom comportamento. Elogie e recompense os esforços que seu filho faz para prestar atenção;
5- Defina metas pequenas e acessíveis. Apontar para o progresso lento, em vez de resultados imediatos. Certifique-se de que seu filho entenda que ele pode dar pequenos passos para aprender a se controlar;
6- Ajude seu filho a se concentrar. Use calendários e agendas com listas de verificação para acompanhar o progresso do dever de casa ou das tarefas. Mantenha as instruções breves. Ofereça lembretes amigáveis e frequentes;
7- Limite as escolhas. Ajude seu filho a aprender a tomar boas decisões dando-lhe apenas duas ou três opções de cada vez;
8- Encontre atividades em que seu filho possa ter sucesso. Todas as crianças precisam experimentar o sucesso para se sentirem bem consigo mesmas;
9- Use a disciplina com calma. Você pode, por exemplo, limitar o tempo, removendo a criança da situação ou distração. Às vezes é melhor simplesmente ignorar o comportamento. Punições físicas, como surras ou tapas ou gritos, não são úteis e devem sempre ser evitadas. Discuta o comportamento de seu filho com ele quando ambos estiverem calmos;
10- Desenvolva um bom sistema de comunicação com o professor de seu filho para que você possa coordenar seus esforços e monitorar o progresso de seu filho.
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Fonte: Entendendo o TDAH: Informação para pais sobre Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (Copyright © 2007 American Academy of Pediatrics)
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 2 de dezembro de 2024