PESQUISAR
Geralmente, leva um bom tempo até que as crianças possam dominar a escovação de dentes por si mesmas. Aqui estão algumas sugestões práticas para ajudá-los a tornar a escovação mais divertida e uma questão de rotina.
Quando iniciar? Comece cedo! Mesmo sem dentes? Ok, não tem problemas. Fazer os movimentos, escovando e limpando regularmente as gengivas, já é muito útil.
Escove com frequência. Embora nos concentremos muito na escovação na hora de dormir, tecnicamente falando, o objetivo de escovar os dentes é limpar a comida e outros resíduos deles. Portanto, o ideal é fazê-lo sempre após todas as refeições e, quanto mais cedo, melhor. No entanto, poucos adultos que conhecemos têm o hábito regular de escovar os dentes ao longo do dia. Comece a escovar os dentes do seu filho cedo e você terá a chance de criar um hábito duradouro. Aqui vão cinco dicas para tornar a escovação mais eficaz:
Todas as crianças podem se beneficiar do flúor, mas é importante usar a quantidade certa de creme dental. As recomendações atuais aconselham o uso de um esfregaço de creme dental com flúor (ou uma quantidade do tamanho de um grão de arroz) para crianças menores de três anos e uma quantidade do tamanho de uma ervilha para crianças de três a seis anos. Bochechou, mas não engoliu? Certifique-se de ajudar ou observar seu filho durante a escovação. Quando eles tiverem idade suficiente, diga-lhes para cuspir a pasta de dente após a escovação. O excesso de flúor pode ocasionar problemas como a fluorose, manchinhas brancas nos dentes permanentes.
Vale lembrar que a água no Brasil já é fluoretada. No país, a fluoretação da água já fez com que, nas últimas décadas, diminuíssem muitos os problemas de saúde bucais mais comuns como as cáries. A visita e a orientação feitas pelos odontólogos fazem com que a prevenção diminua doenças a níveis muito baixos e próximos a zero.
Atitudes simples como escovação correta, uso de fio dental e de aplicação de flúor e selantes podem contribuir muito para a melhoria da saúde oral em toda a população.
Saiba mais:
https://institutopensi.org.br/boa-saude-bucal-comeca-cedo/
https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/saude-bucal-do-bebe/
https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/saude-bucal-infantil-duvidas-frequentes/
mensagem enviada
Olá! Adorei o post sobre como tornar a escovação dental uma atividade divertida! É tão importante que as crianças vejam essa rotina de forma lúdica. No meu blog, Mamãe Sorriso, compartilho dicas e historinhas que ajudam a incentivar a higiene bucal entre os pequenos. Acredito que, ao abordar o assunto de maneira leve e divertida, conseguimos instigar o interesse das crianças e torná-las mais engajadas na escovação. Parabéns pelo trabalho!