PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Boa saúde bucal começa cedo
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Boa saúde bucal começa cedo

Boa saúde bucal começa cedo

17/03/2021
  227   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

A cárie dentária (cárie dentária ou cárie) é uma das doenças crônicas mais comuns da infância no mundo e até os menores dentes podem se deteriorar. A boa notícia é que existem maneiras de evitá-la.  Existem hábitos que você pode começar a ter agora para manter os dentes de seu bebê saudáveis. E, quando o primeiro dente de seu bebe aparecer, há maneiras de mantê-lo saudável. Aqui está o que você precisa saber.

Quem pode ter cáries? Todos, até bebês. Algumas circunstâncias colocam as crianças em risco maior. Viver na pobreza ou ter necessidades especiais de saúde, são alguns exemplos. Mas existem outras razões pelas quais uma criança pode estar em alto risco:

  1. A mãe ou cuidador da criança apresentou cáries nos últimos 12 meses ou não tem atendimento odontológico regular.
  2. Existência de manchas brancas nos dentes da criança. Essas manchas são um sinal de que o dente está perdendo cálcio e minerais que o mantêm forte.
  3. Existência de manchas castanhas, marrons ou pretas e buracos nos dentes. Isso é um sinal de que o dente está se deteriorando.

Felizmente, a água da torneira de sua família provavelmente contém flúor . O flúor é um ingrediente seguro e útil para combater a cárie, adicionado à água potável desde 1953 quando se iniciou no Brasil, mas só se tornou obrigatório a partir de 1974. Ele é um mineral natural que pode retardar ou impedir a formação de cáries. Quando você bebe água todos os dias, o flúor torna difícil para as bactérias em sua boca produzirem ácido e também reconstrói o esmalte do dente (a camada externa do dente), tornando-os mais fortes.

Pasta de dente com flúor. Assim que o primeiro dente do seu bebê entrar em erupção, é hora de começar a usar esse tipo de creme dental. Use uma pequena mancha – do tamanho de um grão de arroz – até os 3 anos de idade. Limpe os dentes pelo menos duas vezes por dia. É melhor limpá-los logo após o café da manhã e antes de  dormir. Preferencialmente, coloque a pasta de dentes na escova até que seu filho tenha cerca de 6 anos.

Conforme seu filho envelhece, deixe-o usar sua própria escova de dente. Até as crianças completarem 7 ou 8 anos, você precisará ajudá-las a escovar duas vezes ao dia por pelo menos 2 minutos. Experimente escovar os dentes primeiro e depois deixe-os terminar.

Não coloque seu bebê na cama com mamadeira à noite ou na hora da soneca. Também não é uma boa ideia deixar seu bebê usar uma mamadeira com uma bebida doce ou molhar a chupeta dele em qualquer coisa doce como açúcar ou mel. Se você colocar seu bebê na cama com uma mamadeira, encha-a apenas com água.

Quando seu bebê completar 6 meses, o pediatra começará a fazer exames de saúde bucal e poderá orientar para se aplicar verniz fluoretado. As odontopediatras orientam que todos os bebes devem receber verniz fluoretado a cada 6 meses até os 5 anos de idade. As crianças podem precisar dele a cada 3 meses se tiverem maior risco de cárie dentária.

O verniz é usado para ajudar a prevenir ou retardar a cárie dentária. É pintado na parte superior e nas laterais de cada dente e endurece rapidamente. O processo é seguro e não dói.

A saúde bucal começa cedo. Esteja pronto para discutir o plano de sua família para um “dentista”. Todas as crianças precisam de acesso a um dentista para atendimento regular. Consulte o dentista do seu filho antes do primeiro aniversário ou nos seis meses seguintes ao primeiro dente. Nessa primeira consulta, seu dentista pode facilmente verificar os dentes de seu filho e determinar a frequência de exames odontológicos futuros.

Saiba mais sobre este assunto:

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/saude-bucal-x-coronavirus-redobre-os-cuidados/

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/saude-bucal-do-bebe/

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/o-que-voce-precisa-saber-sobre-saude-bucal-das-criancas-mas/

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/voce-sabe-escovar-os-dentes-das-criancas/

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade