Os pequenos, principalmente as meninas, estão cada vez mais precoces quando o assunto é beleza. E o cabelo, assim como nos adultos, acaba sendo o principal alvo de mudanças. Mas é preciso tomar cuidado. Veja a seguir dúvidas recorrentes dos pais e mães e o que é importante saber antes de “fazer a cabeça” do seu pequeno.
O cabelo e o couro cabeludo das crianças são mais sensíveis do que o dos adultos, certo?
A região do couro cabeludo é muito vascularizada e absorve os produtos em quantidade que pode gerar algum tipo de alergia e até intoxicação.
É aconselhável fazer tratamentos químicos nos cabelos de meninas – como escova progressiva e tintura? Por quê?
Não, pois os produtos químicos utilizados nesses tratamentos, como o formol usado em alisamentos, não tem segurança estabelecida para uso em crianças. Não se conhecem ao certo os efeitos e, como não há comprovação científica, o melhor é evitar. Além disso, estes produtos tem potencial para causar alergias. Um exemplo disto são as tinturas que podem conter água oxigenada e outros produtos químicos como a amônia que, além de ressecar os fios de cabelo, podem causar problemas alérgicos ou irritativos quando em contato com o couro cabeludo e pele.
O ideal é esperar até o final da adolescência, considerando também que, nesta fase, elas e eles ficam um pouco mais maduros, para saber ao certo o que significa química no cabelo e os cuidados que são exigidos, como manutenção, reparação etc.
O calor de secador e chapinha pode fazer mal para as crianças? Por quê?
Assim como acontece com os adultos, o calor da chapinha pode lesar os fios e, inclusive, ocasionar a queda do cabelo. O fio do cabelo é formado por queratina, uma proteína que o protege do frio, do vento e do calor, mas a temperatura alta da chapinha interfere na queratina.
Cada vez mais cedo as meninas querem modificar os cabelos. Isso é positivo ou negativo?
O ideal é que as crianças sejam crianças. Não se deve forçá-las a ingressar no mundo adulto antes da hora. Sei que é difícil convencê-las, mas elas são mais inteligentes do que pensamos, e uma boa conversa e controle dos pais ajuda nesse processo de crescimento. É importante que os pais saibam sinalizar a beleza natural destacando características particulares de seus filhos.
Leia também: Lidando com a autoimagem dos jovens e adolescentes
Qual a melhor maneira de conversar com as meninas sobre padrões de beleza, seus cabelos etc?
É importante dizer que há tipos diferentes de beleza, usar como exemplo as pessoas que ela conhece no mundo real. Ressaltar que ela é bonita, quais são suas características mais belas etc. Dizer como se sentia na infância, que assim como ela já enfrentou problemas com o espelho, por exemplo.
Leia também: Micose de Couro Cabeludo ou Tinea capitis
Atualizado em 2 de fevereiro de 2024