Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Câncer em crianças e adolescentes: é raro, mas existe

O câncer infantil é raro e, atualmente, é mais facilmente diagnosticado e tratado do que nunca. Com melhores exames para determinar os tipos específicos de câncer e melhores tratamentos disponíveis, hoje mais de 80% das crianças e adolescentes com câncer sobreviverão.

Geralmente, os sinais e sintomas do câncer imitam outras doenças. Os pediatras preocupados com um possível câncer encaminharão seu filho(a) a um centro oncológico pediátrico, com um médico especializado no diagnóstico e tratamento de câncer infantil.

Abaixo estão alguns dos exames mais comuns usados ​​para diagnosticar câncer em crianças e adolescentes. Vale destacar que nem todos os mencionados aqui são necessários para diagnosticar todos os tipos de câncer.

Os exames de sangue ajudam a procurar câncer no sangue ou a determinar os danos aos tecidos do corpo. Exemplos de exames de sangue comuns incluem:

Os exames de urina ajudam a procurar danos nos rins e/ou na bexiga causados ​​por células cancerígenas ou biomarcadores tumorais, substâncias especiais que certos tipos de câncer secretam na urina.

Os estudos de imagem ajudam a procurar um câncer dentro e ao redor dos tecidos normais do corpo. Diferentes tipos de imagens são feitos em diferentes máquinas, usando diferentes técnicas para observar diferentes partes do corpo. Exemplos de estudos de imagem comuns incluem:

Já os estudos de amostragem de tumores podem incluir:

Aqui estão quatro categorias básicas de câncer, mais comuns na infância e adolescência, que possuem muitos subtipos de câncer dentro de cada categoria.

  1. A leucemia é o crescimento de glóbulos brancos anormais na medula óssea (núcleo mole dos ossos) e na corrente sanguínea;
  2. O linfoma é o crescimento de glóbulos brancos anormais nos gânglios linfáticos;
  3. Os tumores cerebrais e da coluna vertebral são o crescimento de tecido nervoso anormal ou tecido de suporte nervoso anormal no cérebro e/ou medula espinhal, também conhecido como sistema nervoso central (SNC);
  4. Os tumores sólidos são crescimentos cancerígenos de tecidos anormais que não estão na medula óssea, nos gânglios linfáticos, no cérebro ou na medula espinhal. Alguns exemplos de diferentes tumores sólidos incluem neuroblastoma (câncer da glândula adrenal), tumor de Wilms (câncer do rim), rabdomiossarcoma (câncer do músculo), osteossarcoma (câncer do osso), sarcoma de Ewing (câncer do osso), hepatoblastoma (câncer de fígado) e tumor de células germinativas (câncer de ovários ou testículos).

O Sabará Hospital Infantil mantém uma área especializada de atendimento a crianças e adolescentes com câncer em parceria com o AC Camargo Cancer Center. Atendemos crianças com todos os diagnósticos de câncer, com especialistas em oncologia pediátrica.

Fontes:

Seção de Hematologia/Oncologia da Academia Americana de Pediatria

https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/centro-de-excelencia-e-servicos/nucleo-de-oncologia-pediatrica/

Saiba mais:

https://institutopensi.org.br/dia-internacional-de-luta-contra-o-cancer-infantil/

https://institutopensi.org.br/retinoblastoma-um-cancer-raro-que-pode-ocorrer-nos-olhos-das-criancas/

https://institutopensi.org.br/palavras-de-apoio-aos-pais-e-cuidadores-de-uma-crianca-ou-adolescente-diagnosticado-com-cancer/

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/cancer-em-criancas-e-adolescentes/

 

Sair da versão mobile