O nutricionista é o profissional que estuda os alimentos e suas diferentes formas de utilização, bem como suas interações no funcionamento do organismo humano. Os campos de atuação do nutricionista são amplos e podem estar direcionados para populações sadias ou enfermas. Pode atuar diretamente na produção de refeições para a garantia da segurança alimentar, em áreas de ensino e pesquisa e até mesmo no acompanhamento clínico em ambiente hospitalar ou ambulatorial.
A orientação e educação nutricional é necessária desde a fase pré-concepcional e durante todo o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, passando pela adolescência até a senilidade. Os diferentes ciclos da vida têm demandas nutricionais específicas, que, quando acompanhados pelo profissional da nutrição, terão o melhor direcionamento alimentar de suas refeições ao longo do dia.
Quanto à saúde infantil, a nutrição aplicada à área pediátrica pode atuar desde o momento da primeira alimentação da vida – leite materno, a partir do acompanhamento durante a gestação e lactação. A nutrição vai evoluindo gradativamente e alcançando novas etapas de acordo com o desenvolvimento e as necessidades da criança.
Atuar como nutricionista na promoção da nutrição de crianças e adolescentes vai muito além do que prescrever dietas e nutrientes. É muito gratificante poder transmitir o valor dos alimentos para a saúde e deixar registrado em cada criança as orientações para obter uma alimentação mais equilibrada e feliz.
Comer é um momento relacional de socialização com a família, com a escola e os amigos, e também vai muito além dos nutrientes como vitaminas e minerais, é um momento de nutrir a vida.
O nutricionista que trabalha com pediatria tem o privilégio de acompanhar os bebês crescendo, experimentando novos alimentos e se desenvolvendo dentro de suas habilidades por uma nutrição melhor.
Artigo escrito em colaboração com Raquel Ricci (CRN-3 43.695), nutricionista e pesquisadora, especialista em Saúde da Criança e do Adolescente.