PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Qual a importância do Nutricionista na saúde infantil ?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Qual a importância do Nutricionista na saúde infantil ?

Qual a importância do Nutricionista na saúde infantil ?

31/08/2021
  160   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Para celebrar a data de comemoração do Dia do Nutricionista, que tal conhecer a importância e atuação do nutricionista na promoção de saúde, crescimento e hábitos alimentares adequados na alimentação infantil?

A atuação do nutricionista na saúde da criança começa com o cuidado da alimentação da mãe antes mesmo da gestação. O incentivo a hábitos alimentares saudáveis e a manutenção de um peso adequado, permitem um menor risco de carências nutricionais e o afastamento de doenças relacionadas à alimentação durante o período gestacional. Após o nascimento do bebê, o nutricionista acompanha mãe e filho, promovendo e incentivando o aleitamento materno – etapa primordial por inúmeros benefícios ao sistema imunológico, digestivo, metabólico do bebê, além de benefícios à saúde da mãe.

Na fase de introdução alimentar, o nutricionista tem papel fundamental na orientação e avaliação de prontidão para essa etapa tão especial. O acompanhamento especializado  do nutricionista nos primeiros  contatos com os alimentos, evolução de consistência e textura, adaptação conforme a necessidade, inclusão de todos os grupos alimentares permitirá a construção de hábitos que o bebê e a família levarão para a vida. Ao longo de todo crescimento e com a entrada de atividades rotineiras (escola, esportes, etc), vão sendo adaptadas às necessidades calóricas e nutricionais, rotina, preferências, ou seja, o nutricionista  participa, indiretamente, do dia-a-dia de todos, auxiliando no planejamento de compra e do cardápio, orientando de acordo com a demanda de saúde, aspectos socioculturais individualizados de cada família.

Para isso tudo acontecer, o nutricionista atua e articula seus conhecimentos nas seguintes áreas da saúde infantil:

  • PESQUISA / ENSINO: desenvolve e publica estudos/artigos científicos que norteiam todas as práticas e recomendações, sendo a nutrição uma ciência baseada em evidências e constantemente em atualização; além da atuação em cursos de graduação, pós graduação e palestras/eventos;
  • CLÍNICA: coloca-se em prática junto com a família e a criança as recomendações nutricionais que promoverão uma adequada nutrição e crescimento, sempre levando-se em consideração a história de cada um;
  • SAÚDE PÚBLICA: programas de incentivo às práticas de aleitamento materno, programas de vigilância nutricional e alimentar, programas de suplementação como forma de redução de carências nutricionais importantes, etc;
  • ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO NUTRICIONAL: atuação do nutricionista em ambientes de ensino infantil, com planejamento de cardápio adequado e variado, incentivo à alimentação saudável e a familiarização da criança com os alimentos e atividades culinárias.

Sendo o comer algo que todos nós fazemos e dada a importância da nutrição e alimentação em todas as fases da vida, o nutricionista auxilia na qualidade de vida. Quanto antes for dado foco na construção de hábitos alimentares bons, a saúde do seu filho agradece por toda a vida.

Obrigada a todos os nutricionistas e parabéns pelo seu dia.

Texto feito por:
Priscila Raquel e Ana Carol, nutricionistas doCentro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares (CENDA) do Instituto PENSI.

Priscila Maximino

Priscila Maximino

Nutricionista do Núcleo de Nutrologia e Metabolismo do Instituto PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade