PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Segurança na cozinha: 10 dicas para famílias com crianças pequenas
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Segurança na cozinha: 10 dicas para famílias com crianças pequenas

Segurança na cozinha: 10 dicas para famílias com crianças pequenas

05/09/2023
  1437   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Segundo um estudo de 2021 da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), as principais causas das mortes em crianças menores de seis anos no Brasil são as complicações perinatais, que representam um terço do total, seguidas de 25% de causas externas ou acidentes, que são evitáveis com prevenção e promoção de saúde.

Quando atuava como pediatra e os pais relatavam algum acidente, o que mais ouvia era: “Mas doutor, foi um minuto”. Sim, um segundo pode ser fatal.

Um dos lugares mais perigosos de uma casa é a cozinha. A cozinha costuma ser o centro das atividades em muitas casas, mas existem muitos perigos ocultos. Aqui estão dez dicas de segurança que você pode usar para ajudar a manter seus filhos seguros na cozinha:

  • Armazene corretamente produtos de limpeza fortes. Itens como soda cáustica, polidor de móveis, sabão para lava-louças e outros produtos perigosos devem ficar em um armário alto, trancado e fora de vista. Pacotes ou pastilhas de detergente representam um risco especial para crianças pequenas, que podem confundi-los com balas ou gomas. Compre detergente em pó ou líquido, se possível. Se você precisar guardar alguns itens embaixo da pia, use uma trava de segurança para crianças.
  • Mantenha facas, garfos, tesouras e outros instrumentos pontiagudos separados dos utensílios de cozinha “seguros”. Guarde os aparelhos de corte afiados, como processadores de alimentos, fora do alcance e/ou em um armário trancado.
  • Desligue os aparelhos quando não estiverem em uso. Não permita que os cabos elétricos fiquem pendurados onde seus filhos possam alcançá-los e puxá-los (possivelmente puxando um aparelho pesado sobre eles).
  • Sempre vire os cabos das panelas para a parte de trás do fogão para que seus filhos não consigam alcançá-los e agarrá-los. Sempre que você tiver que andar com um líquido quente – café, sopa, uma panela de água fervendo – certifique-se de saber onde seu filho(a) está, para não tropeçar nele(a). Nunca tente carregar seu filho(a) ao mesmo tempo.
  • Ao comprar um forno, escolha um que seja bem isolado para proteger seu filho(a) do calor se ele(a) tocar na porta do forno. Nunca deixe a porta do forno aberta.
  • Se você tiver um fogão a gás, gire os botões firmemente para a posição desligado. Se forem fáceis de remover, faça-o quando não estiver cozinhando para que seu filho(a) não consiga ligar o fogão. Se os botões não puderem ser removidos facilmente, use tampas de maçanetas à prova de crianças e bloqueie o acesso ao fogão o máximo possível.
  • Mantenha os fósforos fora do alcance e da vista. Se usá-los para acender velas de aniversário, por exemplo, guarde-os imediatamente.
  • Se o micro-ondas estiver ao alcance do seu filho(a), fique por perto quando estiver ligado. Nunca permita que seu filho(a) abra o micro-ondas ou remova alimentos ou líquidos que terminaram de aquecer. Além disso, não aqueça mamadeiras em um forno de micro-ondas. O líquido aquece de forma desigual e pode haver bolsas de leite quente o suficiente para escaldar seu bebê. Mamadeiras superaquecidas também podem explodir quando são removidas do micro-ondas.
  • Não use pequenos ímãs de geladeira, pois seu bebê pode se engasgar ou engolir.
  • Se possível, tenha um extintor de incêndio em casa.

 

Fonte:

American Academy of Pediatrics Council on Injury, Violence Poison Prevention

 

Saiba mais:

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/micro-ondas-conselhos-de-seguranca-para-evitar-queimaduras/

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/dicas-para-proteger-a-crianca-contra-queimaduras/

https://institutopensi.org.br/voce-sabia-que-os-acidentes-sao-uma-das-principais-causas-de-mortes-na-infancia/

https://institutopensi.org.br/verao-e-epoca-de-cuidados-redobrados-com-criancas-no-sol/

 

Vídeos:

Queimaduras | Saiba o que deve e o que não deve ser feito | Primeiros Socorros

 

Casa segura para as crianças, saiba como prevenir envenenamentos

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.