É comum que os pais se preocupem com a quantidade de proteínas que as crianças ingerem, pois isso está relacionado ao crescimento e desenvolvimento infantil. É fato que as proteínas fornecem os aminoácidos, que são fundamentais na formação dos músculos, sistema imunológico, produção de energia, entre outras funções importantes desde o nascimento e durante toda a vida.
A proteína do soro do leite, o whey protein, é uma das proteínas encontradas no leite de vaca (ou outros mamíferos). O soro do leite já é frequentemente utilizado no dia a dia em alimentos como queijos e iogurtes. Além disso, esse soro também pode ser destinado para fabricação do whey protein em pó e para várias formas de suplementos proteicos, bebidas lácteas, barras e dietas especializadas.
Criança não é um adulto pequeno. Não é correto replicar a utilização do suplemento do adulto para a criança da mesma dose e formato de utilização. A necessidade da criança é diferente do adulto. O objetivo da utilização dos suplementos contendo whey protein é complementar à falta de fontes proteicas de sua alimentação para alcançar sua necessidade ideal diária de proteína.
Se o adulto não consome proteínas suficientes na sua rotina alimentar, poderá complementar essa falta utilizando suplementos proteicos de acordo com suas necessidades individuais.
A necessidade de proteína para a criança saudável é indicada pela RDA (Recommended Dietary Allowance), que determina o quanto a criança precisa de proteínas para crescer e se desenvolver:
Quanto a criança precisa de proteína por dia?
Crianças de 1 a 3 anos: 13 gramas de proteína por dia
Crianças de 4 a 8 anos: 19 gramas de proteína por dia
Quanto os alimentos oferecem de proteína?
Meio copo (100ml) de leite de vaca: 3,5 gramas de proteína
2 colheres (sopa) 50g de carne moída: 13 gramas de proteína
1 filé pequeno (100g) de peito de frango: 30 gramas de proteína
1 Ovo: 6 gramas
Quanto de proteína oferece, em média, uma porção de whey protein?
Isso pode ser diferente de produto para produto, mas atualmente muitos oferecem 25 gramas de proteína por porção (veja como isso já é mais do que a criança precisa para o dia todo).
A criança consegue facilmente alcançar suas necessidades proteicas diárias com leite, carnes e ovos, por exemplo, sem necessidade da utilização de suplementos a base de whey protein.
Se houver necessidades para uma dieta especial, por razões de outra natureza da vida da criança, um médico ou nutricionista deverá ser consultado para a individualização de uma prescrição assertiva.