PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Whey protein para crianças: pode ou não pode?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Whey protein para crianças: pode ou não pode?

Whey protein para crianças: pode ou não pode?

14/02/2024
  759   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

É comum que os pais se preocupem com a quantidade de proteínas que as crianças ingerem, pois isso está relacionado ao crescimento e desenvolvimento infantil. É fato que as proteínas fornecem os aminoácidos, que são fundamentais na formação dos músculos, sistema imunológico, produção de energia, entre outras funções importantes desde o nascimento e durante toda a vida.

A proteína do soro do leite, o whey protein, é uma das proteínas encontradas no leite de vaca (ou outros mamíferos). O soro do leite já é frequentemente utilizado no dia a dia em alimentos como queijos e iogurtes. Além disso, esse soro também pode ser destinado para fabricação do whey protein em pó e para várias formas de suplementos proteicos, bebidas lácteas, barras e dietas especializadas.

Criança não é um adulto pequeno. Não é correto replicar a utilização do suplemento do adulto para a criança da mesma dose e formato de utilização. A necessidade da criança é diferente do adulto. O objetivo da utilização dos suplementos contendo whey protein é complementar à falta de fontes proteicas de sua alimentação para alcançar sua necessidade ideal diária de proteína.

Se o adulto não consome proteínas suficientes na sua rotina alimentar, poderá complementar essa falta utilizando suplementos proteicos de acordo com suas necessidades individuais.

A necessidade de proteína para a criança saudável é indicada pela RDA (Recommended Dietary Allowance), que determina o quanto a criança precisa de proteínas para crescer e se desenvolver:

Quanto a criança precisa de proteína por dia?

Crianças de 1 a 3 anos: 13 gramas de proteína por dia

Crianças de 4 a 8 anos: 19 gramas de proteína por dia

Quanto os alimentos oferecem de proteína?

Meio copo (100ml) de leite de vaca: 3,5 gramas de proteína

2 colheres (sopa) 50g de carne moída: 13 gramas de proteína

1 filé pequeno (100g) de peito de frango: 30 gramas de proteína

1 Ovo: 6 gramas

Quanto de proteína oferece, em média, uma porção de whey protein?

Isso pode ser diferente de produto para produto, mas atualmente muitos oferecem 25 gramas de proteína por porção (veja como isso já é mais do que a criança precisa para o dia todo).

A criança consegue facilmente alcançar suas necessidades proteicas diárias com leite, carnes e ovos, por exemplo, sem necessidade da utilização de suplementos a base de whey protein.

Se houver necessidades para uma dieta especial, por razões de outra natureza da vida da criança, um médico ou nutricionista deverá ser consultado para a individualização de uma prescrição assertiva.

Priscila Maximino

Priscila Maximino

Nutricionista do Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares (CENDA) do Instituto PENSI. Possui mestrado e especialização pela Unifesp. Além de formação internacional em alimentação infantil, é autora de livros e artigos científicos.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.