PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Ziraldo para sempre
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Ziraldo para sempre

Ziraldo para sempre

08/04/2024
  1026   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Neste final de semana, Ziraldo nos deixou, mas sua obra é imortal e permanecerá para sempre. O mundo perdeu um escritor, um cartunista e uma de suas grandes personalidades do século XX. O mundo ficou mais pobre e mais triste.

Eu era fã do Ziraldo. Desde minha infância, havia surfado nas ondas da turma do Pererê e me deliciado com as histórias daquela turminha tão diversa, o que já demonstrava sua modernidade, com o menino preto Pererê, o indígena Tininim e seus amigos animais.

Já na adolescência, passada nos tempos da ditadura, fazia parte de um grupo de amigos que ansiava pelo próximo número do Pasquim, para ler as reportagens do Henfil, Millôr, Miguel Paiva, Chico Buarque, Ivan Lessa, entre outros.

Como pai e avô, adorava contar as suas histórias. Sou apaixonado por Flicts e sua jornada pelo diferente, mas acho que meus netos adoram as aventuras do Menino Maluquinho. Não dá para esquecer o início saboroso do livro: “Era uma vez um menino que tinha o olho maior que a barriga, fogo no rabo e vento nos pés”, que já prenunciava o que encontraríamos nas divertidas páginas que se seguiriam. Nas histórias, havia espaço para uma turminha também diversa, com o menino preto intelectual, a menina natureba e ecologista, o garoto comilão e gordinho, o amigo baixinho e vítima de bullying, o valentão ciumento e por aí vai, em um sem-fim de temas que ainda se mostram atuais e, por isso mesmo, continuam fazendo sucesso.

A ligação de Ziraldo com a Fundação José Luiz Egydio Setúbal se dá por meio de uma cartilha, chamada “Autismo: uma Realidade”, um material que ajuda na identificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças. Gentilmente, ele fez essa cartilha para o Autismo & Realidade em 2013 e o conteúdo, que é gratuito, está disponível no nosso site.

Ziraldo foi um grande chargista político, escritor e cartunista, mas acredito que foi uma pessoa que conseguiu transportar, através de seus personagens infantis, uma mensagem de tolerância, diversidade e de convivência em paz. Seus livros trazem valores essenciais e mostram uma brasilidade e um mundo que talvez só seja possível no olhar das crianças.

Obrigado Ziraldo por tornar a nossa vida mais alegre com seus personagens imortais. Depois de 91 anos de tanto trabalho, chegou a hora de descansar.

Descanse em paz!

 

Fonte:

https://www.estadao.com.br/cultura/literatura/ziraldo-ensinou-a-varias-geracoes-o-significado-de-rebeldia/

 

Saiba mais:

https://autismoerealidade.org.br/convivendo-com-o-tea/cartilhas/cartilha-autismo-uma-realidade/

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/tom-e-jerry-polemica-do-politicamente-incorreto/

https://institutopensi.org.br/a-medica-e-os-livros-infantis/

https://institutopensi.org.br/leitura-recomendada-livros-diversos-e-inclusivos-para-criancas/

https://institutopensi.org.br/livros-constroem-cerebros-e-ligacoes-afetivas/

https://institutopensi.org.br/viaje-pelas-paginas-dos-livros-de-faz-de-conta/

 

Foto: Salty View/Shutterstock

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.