Ícone do site Instituto Pensi

Como as mudanças climáticas, o calor e a poluição do ar afetam a saúde das crianças

Como as mudanças climáticas, o calor e a poluição do ar afetam a saúde das crianças

Como as mudanças climáticas, o calor e a poluição do ar afetam a saúde das crianças

Fui convidado pela Academia Brasileira de Pediatria para falar no 25º FÓRUM DA ACADEMIA BRASILEIRA DE PEDIATRIA sobre este tema, uma vez que o fórum tratou sobre “Planeta Saudável, Infância Protegida”. Ocorreu em 26 de setembro, em Brasília.

O calor extremo e a poluição do ar afetam a todos, mas especialmente as crianças. Os corpos e comportamentos das crianças são diferentes dos adultos. Essas diferenças significam que as crianças correm maior risco de problemas de saúde devido ao calor e à poluição do ar. E estarão expostas a ainda mais problemas de saúde, a menos que abordemos as mudanças climáticas.

A poluição do ar provém de veículos e transportes, indústria, agricultura, incêndios florestais e atividades humanas que dependem da queima de combustíveis fósseis para obter energia. Essas atividades também geram gases de efeito estufa que retêm o calor, uma das principais causas das mudanças climáticas.

As três principais razões pelas quais a poluição e o calor causam mais problemas de saúde para as crianças são:

  1. As crianças passam mais tempo ao ar livre. Elas brincam e se exercitam ao ar livre, especialmente no verão. Isso é bom para as crianças em crescimento, mas aumenta o risco de doenças relacionadas ao calor.
  2. As crianças estão crescendo e se desenvolvendo. Elas respiram mais rápido e respiram mais ar em relação ao seu peso corporal do que os adultos, seu metabolismo é acelerado em relação ao do adulto. As crianças respiram mais abaixo, perto do solo, onde parte da poluição se acumula.
  3. As crianças dependem dos outros. Elas não conseguem mudar de ambiente para se proteger do calor extremo e da poluição. Crianças pequenas não conseguem nem trocar de roupa para evitar o calor. Bebês estão especialmente em risco, já que eles não conseguem controlar o ambiente ou ingerir líquidos sem a ajuda de outras pessoas.

 

As mudanças climáticas afetam algumas crianças mais do que outras?

Crianças negras e pobres têm maior probabilidade de morar em locais com menos condições sanitárias e urbanísticas. Elas estão expostas a mais poluição, asfalto que retém calor e temperaturas mais altas. Essas famílias também têm menor probabilidade de ter acesso a recursos para lidar com esses problemas climáticos.

 

Quais problemas de saúde são causados ​​pelo calor e pela poluição do ar?

Quando as crianças são expostas a ondas de calor perigosas e a verões mais longos e quentes, elas correm riscos porque:

 

Doenças relacionadas ao calor

O calor pode causar cãibras leves ou insolação, que podem ser fatais. A exposição ao calor em crianças pequenas pode afetar sua capacidade de aprendizagem e concentração. Também afeta a gravidez e está associada a partos prematuros e baixo peso ao nascer. Algumas crianças, como aquelas que vivem em casas sem sistemas de refrigeração e aquelas que tomam medicamentos comuns, como alguns medicamentos para TDAH, medicamentos para alergia ou diuréticos (“pílulas de água”), correm maior risco.

 

Como posso proteger meu filho do calor e da poluição?

 

Se você tiver dúvidas sobre os riscos do seu filho em relação ao calor e à poluição, converse com o pediatra. Você também pode se envolver no planejamento da sua comunidade para apoiar políticas de redução de emissões e melhoria da qualidade do ar para crianças e famílias de todas as origens.

 

Fontes:

Academia Americana de Pediatria (Copyright @ 2023)

Como as mudanças climáticas impactam a saúde das crianças?

 

Saiba mais:

Sair da versão mobile