PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Mudanças climáticas, clima extremo e crianças: o que as famílias precisam saber
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Mudanças climáticas, clima extremo e crianças: o que as famílias precisam saber

Mudanças climáticas, clima extremo e crianças: o que as famílias precisam saber

01/10/2024
  230   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Um número crescente de famílias vive em áreas afetadas por climas extremos. Exemplos incluem inundações, incêndios florestais, ondas de calor e tempestades. A mudança climática está fazendo com que esses eventos se tornem mais intensos. Em alguns casos, eles também são mais frequentes. Se não forem controladas, as atividades humanas continuarão a alimentar a mudança climática. Isso colocará mais crianças em risco de problemas de saúde e afetará seu crescimento e desenvolvimento.

Você pode ajudar a preparar e proteger sua família enquanto toma medidas para prevenir os piores danos da mudança climática. Continue lendo para saber mais.

Prepare-se para condições meteorológicas extremas causadas pelo clima:

  • Prepare-se. Faça um plano de preparação para desastres para sua família. Prepare um kit doméstico para desastres.
  • Fique alerta. Certifique-se de que seu dispositivo móvel esteja habilitado para receber Alertas de Emergência Sem Fio. Dica: inscreva-se no sistema de alerta local do seu município ou cidade para garantir que você receba informações sobre avisos de alertas de inundações ou outros sistemas locais de alerta de riscos.
  • Procure abrigo. Identifique seu local de abrigo hoje e se abrigue quando o clima severo atacar. Dica: se você planeja usar um gerador quando houver falta de energia, aprenda sobre medidas para evitar o envenenamento por monóxido de carbono.
  • Fique seguro ao retornar após a tempestade. Use equipamentos de proteção individual e verifique a residência quanto a riscos de contaminação e exposição. Dica: lembre-se de que mulheres grávidas, crianças e adolescentes nunca devem participar de atividades de limpeza.
  • Verifique o bem-estar emocional – de você mesmo, de seus filhos, de amigos e vizinhos. Dica: converse com seus filhos sobre o evento e evite que eles assistam à cobertura da mídia.

As mudanças climáticas estão contribuindo para poderosos eventos climáticos extremos. Quase todas as crianças no mundo correm risco de, pelo menos, um tipo de evento climático extremo. Mudanças e extremos levam a:

  • Clima mais quente e mais dias de calor extremo;
  • Mais chuvas e aguaceiros extremos;
  • Inundações ao longo das áreas costeiras, em parte devido à subida do nível do mar, e mais inundações em áreas não costeiras devido a chuvas intensas;
  • Temporadas mais longas de furacões e tornados e tempestades mais poderosas.

Algumas pessoas são mais afetadas por climas extremos do que outras. Crianças em comunidades minoritárias e de baixa renda ainda são afetadas por uma longa história de políticas injustas e discriminatórias. Muitas dessas famílias já enfrentam instabilidade habitacional, insegurança alimentar e recursos limitados.

Tempestades causadas pelo clima são perigosas para a saúde física e mental das crianças durante e após o evento. Além de ferimentos e traumas, esses eventos causam perturbações para famílias, comunidades e escolas. Eles podem interromper a prestação de cuidados de saúde e dificultar que as famílias obtenham cuidados médicos ou medicamentos essenciais. As crianças podem perder suas casas. Em tempestades severas, as famílias podem ter problemas para acessar água e alimentos.

Após as tempestades diminuírem, as exposições tóxicas ainda são uma preocupação. O envenenamento por monóxido de carbono de geradores usados ​​em ambientes fechados e sem ventilação pode ser mortal. As tempestades podem levar a águas poluídas de inundações – como de lagoas de cinzas de carvão ou plantas químicas – e contaminar o abastecimento regular de água. O mofo pode crescer em superfícies molhadas dentro de casas após uma tempestade. Muitas crianças ficam doentes ao entrar em contato com suprimentos tóxicos de limpeza que podem não estar armazenados adequadamente, pois os adultos estão ocupados avaliando os danos.

As crianças podem sentir ansiedade, tristeza, transtorno de estresse pós-traumático, dificuldades de aprendizagem e concentração e outros problemas de saúde mental após um evento extremo. Ao tomar medidas para se preparar para condições climáticas extremas, você pode ajudar a proteger sua família.

Ações para lidar com as mudanças climáticas significarão desastres menos graves no futuro. Eduque outras pessoas, faça mudanças saudáveis ​​em sua própria vida e tome uma atitude votando pelo clima e pela saúde. Procure maneiras de diminuir sua pegada de carbono pessoal: coma menos carne, dirija menos, compre localmente e recicle. Converse com outras pessoas sobre a importância de proteger nosso planeta para proteger nossa saúde. Desacelerar as mudanças climáticas exige que todos nós tomemos medidas para reduzir fontes de energia poluentes, como combustíveis fósseis, e proteger a natureza.

Você pode ajudar a garantir que todos estejam protegidos agora e no futuro. Ajude sua família a se preparar para desastres climáticos e meteorológicos locais. Procure maneiras de melhorar a saúde de sua família e lidar com as mudanças climáticas.

Fonte:

Academia Americana de Pediatria (Copyright © 2023)

Saiba mais:

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/o-professor-monge-seu-time-de-javalis-selvagens-e-o-estresse/

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/aquecimento-global-e-saude-das-criancas/

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/principais-organizacoes-medicas-de-carater-humanitario/

https://institutopensi.org.br/como-ajudar-criancas-em-tempo-de-catastrofes-e-crises/

https://institutopensi.org.br/dica-para-os-pais-assista-televisao-com-os-seus-filhos/

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.