Ícone do site Instituto Pensi

O absurdo número de bebês que acessam a internet no Brasil

O número de crianças até 2 anos que acessam a internet no Brasil

O número de crianças até 2 anos que acessam a internet no Brasil

No meio de fevereiro me deparei com uma manchete de jornal estarrecedora:

“Crianças de até 2 anos usando internet estão em 44% dos lares”

Entre 2015 e 2024, a fatia de crianças de até 2 anos usando a Internet saltou de 9% para 44% dos lares brasileiros com conexão, segundo um estudo inédito divulgado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (cetic.br). Além desses números, o estudo mostra que as crianças de zero a oito anos estão cada vez mais conectadas e com celular próprio. Foi de 26% para 71% na faixa de 3 a 5 anos. E de 41% para 82% na de 6 a 8 anos.

Esta análise foi feita pelo Cetic.br, departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), e tem como base os dados das pesquisas TIC Domicílios e TIC Kids Online Brasil, realizadas desde 2015. No ano passado, a pesquisa TIC Domicílios coletou dados de 23.856 domicílios no país.

Além do acesso muito cedo à Internet, a pesquisa mostra uma tendência de antecipação do uso de um aparelho celular próprio por crianças e adolescentes usuários de Internet. Isso parece ter ocorrido especialmente após a pandemia da Covid-19. Entre 2019 e 2021, as variações mais significativas foram verificadas entre crianças de 3 a 5 anos, onde a posse de celular aumentou de 12% em 2019 para 19% em 2021, e na faixa de 6 a 8 anos, com elevação de 22% em 2019 para 33% em 2021.

A primeira versão do levantamento, que tem como base entrevistas presenciais junto aos pais ou responsáveis pelas crianças, ainda não traz o tempo de uso da Internet ou os conteúdos acessados pelas crianças de zero a oito anos. O levantamento não identificou se o uso de dispositivos conectados é acompanhado por adultos. O tempo de conexão das crianças também será uma métrica a ser estudada. O uso de telas deve ser evitado entre os menores de 2 anos de idade, conforme as orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, Academia Americana de Pediatria e da Organização Mundial da Saúde.

Para crianças com idade entre 2 e 5 anos, a recomendação é de que o uso seja restringido a uma hora por dia. Na faixa de 6 a 10 anos, deve-se limitar a duas horas diárias.

No ano passado, fizemos um Fórum de Políticas Públicas cujo tema foi Saúde Mental, e se debateu muito o uso de telas e seu impacto na saúde mental das crianças e dos adolescentes.

Tenho, como pediatra, há muitos anos falado sobre o malefício das telas, sobretudo quando ligadas horas a fio à internet e sem controle. O Sabará Hospital Infantil, o Instituto Pensi e a Fundação José Luiz Egydio Setúbal têm amplo material alertando sobre o assunto.

Os pais precisam estar atentos. A proibição no ano passado do uso de smartphones nas escolas de São Paulo e esse ano no Brasil todo não é à toa, e conta com nosso apoio. Mas não é só isso que irá resolver o problema. O uso deve ser controlado e observado, senão as consequências serão muito ruins, é o que mostram os trabalhos científicos sobre isso.

Fontes:

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2025/02/12/criancas-de-ate-2-anos-usando-internet-estao-em-44-dos-lares.ghtml

Saiba mais:

Atualizado em 30 de maio de 2025

Sair da versão mobile