PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Dia Mundial do Brincar: que tal um pouco de Natureza?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Dia Mundial do Brincar: que tal um pouco de Natureza?

Dia Mundial do Brincar: que tal um pouco de Natureza?

07/06/2023
  1135   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

No dia 28 de maio comemoramos o Dia Mundial do Brincar. Com origem no ano de 1999, a data foi criada pela International Toy Library Association (ITLA), uma associação internacional de brinquedotecas. O objetivo é enfatizar e conscientizar a sociedade sobre a importância das brincadeiras, assim como a contribuição delas para o desenvolvimento infantil.

Nesse dia, a Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES) e o Sabará Hospital Infantil entregaram para a cidade de São Paulo mais um parquinho para que as crianças do entorno possam brincar e ter contato com a Natureza. O playground fica na praça Horácio Sabino, na Vila Madalena.

A entrega de parquinhos reformados faz parte de um programa da nossa Fundação chamado “Boa Praça”, que se compromete a entregar um playground ou parquinho reformado e com brinquedos inclusivos uma vez por ano. Fazemos isso desde 2018, com enorme sucesso.

O programa conta com a parceria da Cidades.co, que procura as praças, envolve a comunidade do entorno, vê as necessidades e apresenta o projeto para nós. Nossa única exigência é que tenha brinquedos inclusivos para crianças com necessidades específicas.

Depois de entregue, a própria comunidade que participou da elaboração do projeto se responsabiliza pela ajuda na manutenção. É um projeto que envolve a prefeitura, a sociedade civil organizada, comunidade do local e, às vezes, alguma empresa. Acho muito interessante.

Para nós, toda praça representa o lugar em que a criança pode demonstrar saúde em sua plenitude: é ali que ela se movimenta livremente, brinca, socializa, fantasia, além de ter contato com a natureza, se aventurando. Aliás, a “Nossa Praça” conta com uma minifloresta de árvores nativas e uma horta que é um verdadeiro deleite aos sentidos, com aromas variados e temperos de todas as partes do mundo.

Nesses anos todos já foram muitas praças e outros projetos que nos envolvemos para melhorar a qualidade de vida das crianças e da população de São Paulo. Atualmente, somos os responsáveis pela manutenção do parquinho do Parque Buenos Aires, próximo ao Sabará. No ano passado, também plantamos 5 mil árvores no Grajaú, em uma pequena floresta de bolso projetada pelo biólogo Ricardo Cardim para ajudar a comunidade local na geração de renda e para uma alimentação saudável.

Esse é o tipo de propósito que nos move quando pensamos em saúde infantil, como bem define a Organização Mundial da Saúde (OMS): saúde não se trata do oposto de doença, e, sim, do bem-estar do indivíduo nas dimensões biopsicossocial e espiritual.

 

Saiba mais sobre esse projeto:

https://nossapraca.cidades.co/

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/uma-viagem-realmente-fantastica/

https://institutopensi.org.br/programa-boa-praca/

https://institutopensi.org.br/uma-praca-para-as-criancas-ocuparem/

https://institutopensi.org.br/por-uma-praca-inclusiva/

https://institutopensi.org.br/por-que-e-importante-para-as-criancas-brincar-ao-ar-livre/

 

Vídeo da praça do Jardim Lapena:

https://www.youtube.com/watch?v=cnbjEsBwDBg

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.