PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Mais uma “Boa Praça”
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Mais uma “Boa Praça”

Mais uma “Boa Praça”

12/05/2023
  896   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Foto: CEO do Sabará Hospital Infantil, Dr. Felipe Lora (de camiseta azul), se reúne com os idealizadores da Nossa Praça para conhecer o espaço de 13 mil m²

 

O programa Boa Praça foi um projeto da nossa Fundação, iniciado de forma acidental em uma praça no Jardim Lapena, em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo. Em 2017, em uma ação de voluntariado empresarial, fizemos a recuperação de duas praças no entorno do “Galpão”, local onde a Fundação Tide Setúbal faz suas atividades sociais.

A ideia nos pareceu bem legal e no ano seguinte tivemos a oportunidade de fazer parte de um grupo que faria a recuperação da praça Villaboin em Higienópolis, perto do Sabará Hospital Infantil. Nos responsabilizamos junto à prefeitura pela recuperação do parquinho infantil. Nascia aí o programa “Boa Praça”, que se propõe a entregar um parquinho recuperado por ano para a cidade de São Paulo.

Em maio, foi entregue à comunidade da Vila Cruzeiro, na zona sul de São Paulo, o novo parquinho infantil “Nossa Praça”. A obra foi patrocinada pelo Sabará Hospital Infantil, da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), dentro do programa “Boa Praça”, que anualmente devolve à comunidade um espaço de brincadeira e convívio, tão importante às crianças e suas famílias.

O mais importante, além de entrar com o financiamento da obra, é ver o envolvimento da comunidade local que vai usar a praça e, depois, cuidar de sua manutenção. Procuramos sempre colocar a ideia de inclusão de crianças com necessidades específicas, pois muitas vezes são esquecidas, mas as propostas veem das pessoas locais.

Para nós, toda praça representa o lugar em que a criança pode demonstrar saúde em sua plenitude: é ali que ela se movimenta livremente, brinca, socializa, fantasia, além de ter contato com a natureza, se aventurando. Aliás, a “Nossa Praça” conta com uma minifloresta de árvores nativas e uma horta que é um verdadeiro deleite aos sentidos, com aromas variados e temperos de todas as partes do mundo.

Nesses anos todos já foram muitas praças e outros projetos que nos envolvemos para melhorar a qualidade de vida das crianças e da população de São Paulo. Atualmente, somos os responsáveis pela manutenção do parquinho do Parque Buenos Aires, próximo ao hospital. No ano passado, também plantamos 5 mil árvores no Grajaú, em uma pequena floresta de bolso projetada pelo biólogo Ricardo Cardim para ajudar a comunidade local na geração de renda e de alimentação saudável.

Esse é o tipo de propósito que nos move quando pensamos em saúde infantil, como bem define a Organização Mundial da Saúde (OMS): saúde não se trata do oposto de doença, e, sim, do bem-estar do indivíduo nas dimensões biopsicossocial e espiritual.

 

Saiba mais sobre esse projeto:

https://nossapraca.cidades.co/

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/uma-viagem-realmente-fantastica/

https://institutopensi.org.br/programa-boa-praca/

https://institutopensi.org.br/uma-praca-para-as-criancas-ocuparem/

https://institutopensi.org.br/por-uma-praca-inclusiva/

https://institutopensi.org.br/por-que-e-importante-para-as-criancas-brincar-ao-ar-livre/

 

Vídeo da praça do Jardim Lapena:

https://www.youtube.com/watch?v=cnbjEsBwDBg

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.