Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Multiplicando conhecimentos – o 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil

Tendências das linhas de tratamento da pediatria, inovação tecnológica e desenvolvimento de pesquisas são destaques do evento programado para os dias 6, 7 e 8 de outubro. Na foto, imagem do congresso em 2020.

Multidisciplinaridade. Com suas 21 letras, essa palavra é tão grande quanto importante. Ela diz respeito à contribuição entre conteúdos de diferentes áreas para a produção de um conhecimento comum e é um conceito da educação que já ultrapassa as paredes das faculdades de pedagogia. “Ao falar de saúde infantil, é preciso olhar o contexto social da criança, seu desenvolvimento psicológico, o cuidado com a tratativa, mesmo ao tratar uma patologia clínica”, defende Fabiula Pimentel, gerente de ensino do Instituto PENSI.

Com a pandemia, receber crianças no hospital ou no consultório passou a exigir um maior cuidado por parte do profissional de saúde. Algumas delas se tornaram introspectivas e outras já nasceram no contexto de isolamento social. “Se dois anos de pandemia foi muito tempo para os adultos, para as crianças foi uma infinidade. Elas deixaram de frequentar a escola, de ter contato com os colegas, de desenvolver a parte motora e o processo de alfabetização.”

Em momentos como esse, uma formação multidisciplinar pode fazer a diferença na abordagem profissional para que o atendimento médico seja mais confortável a todas as partes envolvidas. A multidisciplinaridade é uma das principais características do 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil, que ocupará oito salas do Centro de Convenções Rebouças nos dias 6, 7 e 8 de outubro. Ao todo, serão mais de 300 horas/aula e mais de 200 palestrantes, em modelo híbrido.

O tema central dos três dias de atividade é o mesmo. A saúde infantil será debatida por meio de diferentes provocações, com  os pediatras e os médicos que atuam em subespecialidades pediátricas. “Buscamos trazer as tendências das linhas de tratamento da pediatria, como por exemplo, das doenças respiratórias, infecciosas e alérgicas; da inovação tecnológica; e do desenvolvimento de pesquisas voltadas às vacinas”, ressalta Fabiula, que é pedagoga de formação e se diz apaixonada por educação. “Sempre tive preocupação com a qualidade do ensino e a construção do conhecimento.”

Neste ano, o congresso receberá a quarta edição do Prêmio de Pesquisa em Saúde Infantil do Instituto PENSI. O concurso tem o objetivo de incentivar e disseminar o conhecimento científico na área da pediatria e acontece desde 2016, recebendo um maior número de pesquisas inscritas a cada edição. Em 2022, são comemorados os 10 anos do Instituto PENSI e os 60 anos do Sabará Hospital Infantil, o que torna o evento ainda mais especial. “É hora de celebrar porque são dois marcos importantes para as instituições.”

Para Fabiula, a diversidade de temas e de conteúdos torna a inscrição no Congresso uma boa pedida para médicos, psicólogos e demais profissionais da área da saúde. “É um momento de pausa na rotina intensa do dia a dia e de foco na aprendizagem, na troca de experiências. Em qualquer área, um profissional que não se recicla não consegue se manter atualizado”, pontua. Residentes e estudantes de medicina encontrarão no evento a oportunidade de ter contato com diferentes especialidades, o que pode ajudá-los a projetar os passos seguintes da carreira.

“Vivemos um momento em que a produção de conhecimento ocorre numa velocidade muito grande. O lado bom disso é a oportunidade de tratar as doenças de maneira mais assertiva.” Para a gerente de ensino, congressos como esse são de grande importância pela possibilidade de gerar resultados relevantes para a sociedade. “Temos muito carinho em desenvolver isso porque todos do Instituto PENSI reconhecemos a importância da produção do conhecimento. Cada mesa ou temática nova que incluímos na programação é motivo de comemoração.” Uma programação prévia está disponível no site do congresso.

“A programação conta com profissionais renomados de várias instituições do Brasil e de outros países. Com certeza, quem se inscrever não sairá do congresso como entrou, mas com conhecimento, ideias e iniciativas para buscar melhores resultados na sua área”, garante Fabiula. O 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil é uma realização do Sabará Hospital Infantil e do Instituto PENSI, ambas instituições da Fundação José Luiz Egydio Setúbal. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet até as 17 horas do dia 30 de setembro.

 

Por Rede Galápagos

 

Leia mais:

Para entender: Anafilaxia

O permanente cuidado com a qualidade

“É preciso não ter medo de abraçar o novo”

Da casa de barro aos laboratórios do mundo

Mais qualidade, menos fila

Pesquisa clínica em pediatria 

Unidos pela ciência

Criança não é adulto pequeno

Sabará e PENSI produzem ciência sobre terapia intensiva

Sair da versão mobile