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O Centro de Pesquisa Clínica do Instituto PENSI conta com uma equipe multidisciplinar, altamente treinada e qualificada para a condução de estudos na população pediátrica. Confira:
CENTRO DE PESQUISA
Fernanda Lima
Gerente de Pesquisa
Enfermeira pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein, com título de Coordenadora de Centros de Pesquisa Clínica pela Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica. Possui Master in Business Administration em Administração de Empresas com ênfase em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou por 11 anos no Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Israelita Albert Einstein, coordenando e gerenciando estudos clínicos. Foi Medical Relationship Manager na UCB Biopharma. Desde setembro de 2020 é gerente de pesquisa no Sabará Hospital Infantil – Instituto PENSI. É consultora ad hoc do projeto ‘Revisão de Processos do Coalizão II Covid-19’.
Juliana Martins Ribeiro Valassi
Coordenadora de Pesquisa
Enfermeira pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Mestre em Ciências da Saúde pelo IAMSPE. Possui formação profissional em Pesquisa Clínica pelo Centro Paulista de Investigação Clínica (CEPIC), bem como pós-graduação em Terapia Intensiva pela FMU e docência pela Faculdade São Luís. Possui experiência na condução de ensaios clínicos nacionais e internacionais em oncologia, como enfermeira intensivista e docente na área de enfermagem. Atua como coordenadora de pesquisa no Instituto PENSI desde fevereiro de 2021, com participação na gestão de projetos nacionais e internacionais e demais atividades afins.
Michele Christine Landemberger
Coordenadora de Pesquisa
Farmacêutica Bioquímica graduada pela UNIP e Doutora em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente. Possui especialização em “Prescrição Farmacêutica” e em “Farmácia Oncológica”. Tem larga experiência na docência em nível superior, com 13 anos como professora titular do curso de Farmácia da Universidade Paulista e como professora convidada nos cursos de pós-graduação latu sensu do ICTQ e Oswaldo Cruz. Possui vinte anos de experiência em laboratório, com prática em técnicas de síntese orgânica e HPLC, microbiologia, imunologia, biologia molecular e celular, genômica e animais de experimentação. Também possui experiência em organização de eventos científicos nacionais e internacionais, treinamento de equipe e gerenciamento de laboratório. Foi membro de comissões de ética humana e animal, de padronização e uso de produtos químicos, membro de bancas examinadoras de cursos de graduação e pós-graduação. Tem um livro e dois capítulos de livro publicados, além de 20 artigos científicos indexados nas áreas de neurociências e oncologia. Atua como Coordenadora de Pesquisa no Instituto PENSI desde setembro de 2022.
Maria da Luz Fernandes
Analista de Laboratório de Pesquisa
Bióloga graduada pela Universidade São Judas. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com ênfase em Infectologia-Imunologia. Possui experiência em citometria de fluxo e demais técnicas utilizadas na área de imunologia desde 2006. Trabalhou em pesquisas nas áreas de infectologia (UNIFESP) e em transplantados renais (HCFMUSP).
Gabriela Strafolino Eburneo
Analista de Laboratório de Pesquisa
Bióloga formada na UNESP – Campus Bauru, mestranda pelo programa de pós-graduação em Infectologia da UNFESP – Campus São Paulo. Trabalhou no Hospital São Paulo/SPDM, realizando o acompanhamento da Contagem de Linfócitos TCD4/TCD8 de pacientes que vivem com HIV. Participou da execução de diversas atividades relacionadas à pesquisa básica, com ênfase em citometria de fluxo e imunoensaios. Atua como Analista de Laboratório de Pesquisa no Instituto PENSI desde abril de 2022.
Pamela Albani Farias
Analista de Pesquisa
Enfermeira graduada pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Tem formação profissional em Pesquisa Clínica pelo Centro Paulista de Investigação Clínica (CEPIC). Possui experiência na condução de estudos clínicos nacionais e internacionais em várias áreas terapêuticas nas diversas fases como: Cardiologia (estudos de fase I, II e III), Pneumologia (estudos de fase III) e Infectologia (estudos covid-19 de fase I e II). Atua como Analista de Pesquisa no Instituto PENSI desde setembro 2022.
Elizangela Gomes Moura
Analista de Pesquisa
Enfermeira graduada pela Universidade Paulista de São Paulo (UNIP). Possui especialização em Oncologia pelo Instituto Albert Einstein de Ensino e Pesquisa. Tem formação profissional em Pesquisa Clínica pela INVITARE. Possui experiência na condução de estudos clínicos nacionais e internacionais, em várias áreas terapêuticas nas diversas fases como: Cardiologia (estudos de fase I, II e III), Pneumologia (estudos de fase III) e Infectologia (estudos covid-19 de fase I e II). Atua como Analista de Pesquisa no Instituto PENSI desde maio de 2022.
Luciana Silva Risi
Assistente de Pesquisa
Farmacêutica Bioquímica graduada pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Analista de Informações Médicas e Atendimento ao Cliente na UCB Biopharma. Possui experiência na área de farmacovigilância e garantia da qualidade. Participou de auditorias globais pertinentes a área de informações médicas. Gerenciava os treinamentos e coordenava os atendentes e o serviço de atendimento ao cliente.
João Victor Tenorio Cavalcante
Estagiário de Pesquisa
Graduando do curso de Farmácia pelo Centro Universitário São Camilo (CUSC). Foi monitor da unidade de Morfologia Humana, diretor de ensino da Liga Acadêmica de Química Medicinal (LAQME-SC). Possui experiência na área de Assistência farmacêutica em Farmácia de manipulação. Realizou Iniciação Científica no A.C. Camargo Câncer Center na área de Oncologia e Biologia Molecular em pesquisa de novas moléculas.
PROJETO PRONAS EYE-TRACKING
Yasmine Rocha Martins
Coordenadora de Pesquisa – PRONAS Eye-tracking e Assessora Científica do Autismo e Realidade
Psicóloga graduada e Pedagoga em graduação pelo Centro Universitário São Camilo. Mestre em Ciências da Saúde com ênfase em Psicologia Infantil e aprimoranda em Psicologia Hospitalar pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE). Pós-graduada em Neuropsicologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e doutoranda em Saúde Baseada em Evidências com ênfase em autismo pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Victor Hugo da Silva
Operador de Eye-Tracking
Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e graduando em Neurociência e em Biotecnologia na UFABC. Possui experiência com cultura celular (2016) e desde 2018 com pesquisa na área da cognição, com foco no desenvolvimento infantil e Transtorno do Espectro Autista, e na área da educação inclusiva. Atualmente, atua como Operador de Eye-Tracking para o projeto PRONAS no Instituto PENSI.
Hilda Márcia Santos
Psicóloga
Psicóloga Clínica formada pela Universidade de Santo Amaro (UNISA), pós-graduanda em “Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual” pela CBI of Miami, aprimoramento em “Psicopedagogia – Corpo e a percepção na Aprendizagem” pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e “Flexibilização na sala de aula inclusiva” pelo Instituto Itard. É voluntária no Hospital Municipal Dr. Moysés Deustch e no Hospital Israelita Albert Einstein atuando no STO (Setor de Terapia Ocupacional).
Mônica Cristina Gonçalves
Psicóloga
Psicóloga clínica formada pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro Universitário UniÁmerica.
PROJETO IMPACTOS DE INTERVENÇÕES SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO PRECOCE
Laura Rojas Vidaurreta
Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (FE-UnB). Bolsista do Programa Estudante Convênio Pós-Graduação da CAPES (PEC-PG). Doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (PG-PsiCC-UnB). Mestre e especialista em Psicologia do Esporte pela Universidade das Ciências da Cultura Física da Havana, Cuba. Psicóloga formada pela Universidade da Havana, Cuba. Formação avançada em Pesquisa Clínica pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). Ampla experiência em gerenciamento de projetos de pesquisa clínicos e não clínicos. Atuação acadêmica e profissional em áreas relacionadas ao desenvolvimento neurocognitivo na primeira infância, detecção de talentos e intervenção precoce, atendimento psicoterapêutico e psicodiagnóstico interventivo em populações atípicas.
Nara Jesus Brito
Assistente de Pesquisa – Projeto “Impactos de Intervenções sobre a Institucionalização Precoce” (EI-3)
Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e psicóloga pela Universidade Federal da Bahia, realizou estudos na Universidad de Granada na Espanha, e possui especialização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência acadêmica e profissional em desenvolvimento na primeira infância, intervenção precoce, atendimento psicoterapêutico e psicodiagnóstico interventivo na primeira infância. Possui interesse nas áreas de desenvolvimento na primeira infância, saúde mental infantil, intervenção precoce, primeira infância em contextos de vulnerabilidade, objetivos do desenvolvimento sustentável, saúde coletiva, determinantes sociais da saúde e gerenciamento de projetos científicos. Desde 2019, atua como assistente de pesquisa no projeto “Impacto de Intervenções sobre a Institucionalização Precoce”, dirigido pelos professores Charles Nelson Ph.D., Nathan Fox Ph.D., Charles Zeanah Ph.D. e Edson Amaro Ph.D., em parceria com o Instituto PENSI.
Stella Rabello Kappler
Assistente de Pesquisa – Projeto “Impactos de Intervenções sobre a Institucionalização Precoce” (EI-3)
Doutora e Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Psicóloga pela Universidade Católica de Petrópolis. Formação em Perícia Judicial. Tem experiência no atendimento clínico infanto-juvenil e orientação de pais e cuidadores; casos de guarda e adoção; acolhimento institucional e reintegração familiar; orientação e supervisão de educadores sociais e suporte psicológico a crianças e adolescentes acolhidos e a suas famílias, em contexto institucional. Pesquisa temas relacionados a parentalidade e ao desenvolvimento socioemocional de crianças com histórico de vulnerabilidade social. Possui interesse nas áreas de desenvolvimento infantil; saúde mental infanto-juvenil; psicologia jurídica; adoção e acolhimento institucional. Atualmente, é assistente de pesquisa no projeto “Impacto de Intervenções sobre a Institucionalização Precoce” (EI-3), liderado pelos professores Charles Nelson Ph.D., Nathan Fox Ph.D., Charles Zeanah M.D. e Edson Amaro Ph.D., em parceria com o Instituto PENSI.