Atividades dos Voluntários
Nosso programa de Voluntariado oferece suporte lúdico e emocional para crianças e adolescentes em atendimento no Sabará Hospital Infantil. As atividades realizadas incluem:
- Brincadeiras planejadas para reduzir o estresse e ajudar os pacientes a lidarem com o ambiente hospitalar;
- Apoio emocional em momentos de vulnerabilidade;
- Colaboração com a equipe multiprofissional para oferecer um atendimento mais acolhedor às crianças e suas famílias;
- Observação das crianças para troca de informações com a equipe de psicologia;
- Promoção de momentos de entretenimento e descontração;
- Confecção de materiais artesanais e de costura na modalidade home office;
- Organização de festas em datas comemorativas (Carnaval, Páscoa, Festa Junina, Dia das Crianças e Natal), contribuindo com a ambientação e o acolhimento.
Funcionamento do Programa
- Modalidade presencial: o voluntário dedica três (3) horas semanais para realizar atividades com crianças e adolescentes em atendimento ambulatorial, internação ou observação. O objetivo é tornar o ambiente hospitalar menos hostil e mais humanizado. Para isso, oferecemos suporte técnico e psicológico contínuo, promovendo uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos.
- Modalidade home office: o voluntário pode atuar com flexibilidade de horários, desde que dedique, no mínimo, quatro (4) horas semanais. As atividades incluem costura e produção de materiais que serão utilizados nas ações com os pacientes.
- Todos os materiais são disponibilizados pelo programa de Voluntariado.
Locais de Atuação
- Pronto-socorro
- Unidade de Internação
- Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
- Recepção do Centro Cirúrgico
- Projeto PAPE
Formação dos Voluntários
A formação teórica é oferecida, em média, três (3) vezes ao ano, com opções de horários para facilitar a participação:
- Durante a semana, a partir das 18h30
- Aos sábados, a partir das 08h30
Essa capacitação visa preparar o voluntário física e emocionalmente para o contexto hospitalar, abordando as diferentes faixas etárias e o suporte às famílias.
Após essa etapa, os voluntários passam por um treinamento prático, acompanhados por voluntários experientes que apresentam as rotinas de cada setor: pronto-socorro, SADT, Sala de Medicação, Recepção do Centro Cirúrgico, Unidade de internação, UTI e Sala do Voluntariado.
Os voluntários da modalidade home office e de costura também passam por orientações específicas para suas atividades.
O treinamento prático para atuação presencial tem duração aproximada de um mês e meio, com diferentes dias e horários disponíveis para facilitar a adaptação. Após esse período, o voluntário atua de forma autônoma, de acordo com sua disponibilidade e afinidade com as áreas do hospital, sempre sob supervisão da coordenação do programa de Voluntariado.
Oferecemos ainda formações continuada, como oficinas de contação de histórias, construção de brinquedos e outros temas relevantes para a atuação voluntária.
Clique e seja um Voluntário!