PESQUISAR
Na noite desta quarta-feira (23/11), o projeto “Triagem neonatal ampliada para imunodeficiências congênitas associadas a outras deficiências” do Instituto PENSI venceu o Prêmio Dasa de Inovação Médica com Veja Saúde 2022 na categoria Genômica.
Conduzido pelos imunologistas Dr. Antonio Condino Neto e Dra. Fátima Rodrigues Fernandes e financiado pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), o projeto se tornou uma política pública – garantida por lei – por meio da ampliação do teste do pezinho em todo o país.
A triagem neonatal é essencial para identificar e tratar precocemente doenças genéticas que podem comprometer de forma severa o desenvolvimento das crianças.
Antes da execução do projeto, o tradicional teste do pezinho (gotinha de sangue colhida no calcanhar dos bebês após o nascimento) rastreava apenas seis tipos de enfermidades. Porém, com os resultados obtidos, foi possível ampliar este número para várias outras doenças que cursam com deficiências da imunidade. Para isso, o trabalho englobou a análise de mais de 25 mil amostras de crianças de 18 maternidades em nove estados brasileiros.
Segundo a Dra. Fátima Fernandes, que também é diretora executiva do Instituto PENSI, mais do que promover um diagnóstico, o projeto possibilitou a oferta de uma linha de cuidados a esses pacientes: “Com a sua implementação, veremos uma mudança na realidade e na mortalidade infantil no Brasil. É um trabalho que começou na academia e tem um desfecho prático para a saúde pública”.
O Prêmio Dasa de Inovação Médica com a curadoria de VEJA SAÚDE busca reconhecer projetos, instituições e profissionais de saúde que fazem a diferença nas áreas científica, clínica e assistencial. Entre os ganhadores, sempre estão ideias inovadoras, capazes de mudar a vida e a saúde dos brasileiros.
Após a submissão de centenas de projetos, um júri de especialistas renomados define os vencedores de cada categoria: Inovação em Prevenção e Promoção da Saúde, Inovação em Genômica, Inovação em Medicina Diagnóstica, Inovação em Tratamento, Inovação em Medicina Social e Inovação em Healthtech.
As iniciativas são avaliadas com base em cinco critérios: impacto, abrangência e aplicabilidade, grau de inovação, desenvolvimento de tecnologias e relevância acadêmica, clínica ou assistencial.
Para conferir a cerimônia de premiação na íntegra, acesse: youtu.be/yYHuwow6HXw