PESQUISAR
Desde que era estudante de medicina no final da década de 70, ouço histórias de pais e pacientes que têm alergia à penicilina, contando que uma vez, quando tomaram a medicação ou um de seus derivados, tiveram uma “alergia”.
A penicilina é a causa de alergia a medicamentos mais comumente relatada em departamentos de emergência pediátrica, afetando a frequência com que os médicos prescrevem o antibiótico de primeira linha efetivo e barato. Um estudo bem interessante publicado na revista Pediatrics de agosto de 2017, no entanto, concluiu que muitas crianças com suspeita de alergia à penicilina não são realmente alérgicas ao medicamento.
Para o estudo “Testes de alergia em crianças com sintomas de alergia à penicilina de baixo risco”, foram entrevistados os pais de quase 600 crianças entre as idades de 4 e 18 anos que foram a um serviço de emergência pediátrico americano para responder a um questionário de alergia.
Com base em sintomas relatados pelos pais, como prurido e erupção cutânea, que foram confirmados pelo provedor médico, 100 crianças foram categorizadas como de baixo risco para alergia à penicilina e foram testadas. Todas as 100 crianças foram consideradas negativas para a alergia e a menção à alergia à penicilina foi retirada de seus prontuários médicos.
Os pesquisadores disseram que sintomas como erupções cutâneas podem ser causados por infecção bacteriana ou viral, mas, muitas vezes, são mal interpretados como alergia quando os pacientes são tratados com penicilina. Como resultado, as crianças são submetidas a antibióticos de amplo espectro que podem ter mais efeitos colaterais, podem ser menos eficazes e podem contribuir para o aumento das infecções resistentes aos antibióticos.
Há muitos anos, no Brasil, também se usava pingar uma dose diluída de penicilina benzatina no olho da criança para ver se ficava vermelho e outros testes sem sentido. Felizmente, isso deixou de ser feito, pois o famoso “benzetacil” não pode mais ser dado em farmácias.
Esse estudo foi financiado em parte pela Academia Americana de Pediatria, Seção de Medicina de Emergência Ken Graff Award.
Leia também: De olho nas alergias!
Fonte: Pediatrics July 2017
Allergy Testing in Children With Low-Risk Penicillin Allergy Symptoms
David Vyles, Juan Adams, Asriani Chiu, Pippa Simpson, Mark Nimmer, David C. Brousseau
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 29 de outubro de 2024
mensagem enviada
Meu filho tem alergia a Amoxilina suas mãos e pés ficam vermelhas ardem e depois sai a pele inteira. Isso seria uma reação alérgica grave?
vjmhhggh