PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Anestesia e crianças: informação para os pais
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Anestesia e crianças: informação para os pais

Anestesia e crianças: informação para os pais

26/04/2016
  4373   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Toda vez que uma criança necessita visitar o hospital, pode haver ansiedade, tanto para a mãe como para filho. Isso pode acontecer quando a visita envolve qualquer tipo de procedimento com anestesia, como cirurgia, ressonância magnética e certos exames.

O que é a anestesia?

A anestesia é a área da medicina que permite a cirurgia, exame ou tratamento médico ser feito sem dor, memória ou movimento. Ela vai temporariamente colocar seu filho para dormir. O tipo de anestesia dada dependerá das necessidades de saúde do seu filho e do procedimento. Conforto e segurança da criança são muito importantes. Antes, durante e após a anestesia, a frequência do coração do seu filho, a pressão arterial, a respiração, a temperatura e o nível de oxigênio no sangue são observados. A criança vai permanecer “adormecida” até que o anestesiologista retire o medicamento.  

A maioria dos profissionais de anestesia trabalha com uma equipe especializada composta por anestesiologistas (médicos), residentes (médicos em formação), enfermeiros, assistentes, entre outros.

O que é um anestesista pediátrico?

Um anestesista pediátrico é um médico que tem experiência e treinamento para ajudar a garantir que ocorra tudo bem durante a anestesia de uma criança para uma cirurgia, exames ou tratamento. Um anestesista pediátrico é um anestesista totalmente treinado especializado em lactentes e crianças. Muitas crianças que precisam de cirurgia têm problemas médicos complexos que afetam várias partes do corpo. O anestesiologista pediátrico tem experiência para planejar um anestésico seguro para cada criança individualmente.

O que o médico precisa saber antes da anestesia?

Antes de fazer a anestesia, o seu filho vai precisar ser examinado. Neste momento, o anestesista irá rever sua saúde atual e histórico médico. Esteja pronto para responder a perguntas sobre a saúde do seu filho. Isto pode ocorrer logo antes ou no dia da cirurgia, exame ou tratamento. É importante informar ao médico sobre qualquer um dos seguintes fatores que se aplicam ao seu filho:

  • Alergias, incluindo alergias a alimentos, medicamentos ou látex;
  • Todos os medicamentos que o seu filho está tomando. Lembre-se de dizer ao médico também sobre medicamentos fitoterápicos naturais e inalatórios;
  • Problemas respiratórios, incluindo asma ou chiado. Além disso, ronco ou apneia;
  • Doenças recentes, especialmente resfriados ou febres;
  • Problemas como parto prematuro, permanência em uma unidade de terapia intensiva neonatal ou outros problemas ao nascimento;
  • Problemas cardíacos;
  • Outros problemas médicos que a criança tem ou teve, especialmente se ele necessitou de uma visita ao médico ou internação hospitalar;
  • O uso de anestesia para cirurgia ou procedimento no passado. Os problemas no passado com anestesia ou com cirurgia, tais como problemas nas vias aéreas ou ao acordar da anestesia, devem ser informados. Assim como problemas com náuseas e vômitos após a cirurgia;
  • História familiar (ambos os lados da família) de problemas com anestesia;
  • História familiar de problemas de sangramento;
  • Qualquer pessoa da casa que fuma;
  • Se o seu filho tem próteses dentárias – às vezes, dentes soltos devem ser removidos durante a anestesia para a segurança;
  • Seu filho pode precisar de exames de sangue antes da anestesia. Outros exames, como raios-x, também são necessários, às vezes.

Quais são os riscos da anestesia para o meu filho?

A anestesia é muito segura, mas sempre há riscos, como qualquer medicamento. Os efeitos secundários menores, tais como dor de garganta, náusea e vômito, são comuns. As complicações mais graves são raras. Se você tiver dúvidas, pergunte ao seu médico anestesiologista.

O que devo dizer ao meu filho sobre a anestesia?

Crianças que entendem o que está acontecendo têm uma experiência mais positiva do hospital. É importante ser honesto com seu filho. No entanto, tenha em mente a idade da criança e nível de maturidade. Use palavras que seu filho possa entender. Fale sobre a visita ao hospital 5 a 6 dias antes para crianças mais velhas e com 2 ou 3 dias de antecedência para crianças menores do que 7 anos. Crianças de 3 a 12 anos de idade podem não estar prontas para ouvir sobre os riscos da cirurgia ou anestesia. Muitas vezes, elas entendem o suficiente para ficar com medo, mas não o suficiente para ser tranquilizadas. Seu anestesiologista pode querer falar sobre os riscos, nesta hora é melhor que o seu filho não esteja presente.

Se seu filho ficar preocupado, saliente que a equipe de cuidados de anestesia vai trabalhar para fazê-lo se sentir seguro e confortável e vai estar com ele o tempo todo. Você pode ajudar a manter os medos de seu filho controlados estando calma e tranquila

Alguns hospitais oferecem programas especiais que explicam o processo de anestesia e cirurgia para crianças e famílias. Peça acesso a conteúdos que podem ajudar o seu filho e você a se prepararem.

E se meu filho ficar doente, pouco antes da hora agendada?

Avise a equipe de anestesia e o médico do seu filho se ele ficar doente perto da hora marcada para o procedimento. Se o seu filho desenvolver uma doença, um resfriado etc., a cirurgia, exame ou tratamento podem precisar ser remarcados porque o risco de problemas pode aumentar.

Se o seu filho for exposto à varicela antes de 3 semanas do procedimento, pode haver risco para outros pacientes, pois ele poderá espalhar a varicela antes de manchas na pele se desenvolverem.

Leia também: Anestesia e crianças: o dia do procedimento

Fonte: Anestesia e seu filho: Informação para os Pais (Copyright © 2015 Academia Americana de Pediatria)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 10 de setembro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.