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Ferramenta auxilia na identificação de atrasos no desenvolvimento
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Ferramenta auxilia na identificação de atrasos no desenvolvimento

Ferramenta auxilia na identificação de atrasos no desenvolvimento

09/09/2016
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Nova ferramenta da Academia Americana de Pediatria e Centro de Controle e Prevenção de Doenças ajuda os pais a detectar atrasos no desenvolvimento motor.

Uma criança que “ginga” quando anda ou que utiliza sempre a mesma mão para levar brinquedos à boca: ambos são sinais de atrasos no desenvolvimento físico – quando as atividades físicas de uma criança não são realizadas na mesma época ou no mesmo nível que outras crianças da mesma idade.

Alguns atrasos físicos ou motores são óbvios, mas mesmo as crianças que parecem alcançar os marcos na idade típica podem ter diferenças sutis na forma como executam as atividades.

Agora, uma nova ferramenta pode ajudar os pais a avaliarem quando o desenvolvimento físico de uma criança é motivo de preocupação. A ferramenta interativa auxilia os pais a procurarem ajuda para crianças de até cinco anos.

“Todas as crianças se desenvolvem em ritmos diferentes, incluindo épocas diferentes para alcançar marcos motores. Muitas crianças que tem seu desenvolvimento motor atrasado não necessariamente tem problemas graves, mas algumas sim”, disse Gary Noritz, MD, FAAP, membro do Comitê Executivo do Conselho AAP em crianças com deficiência. “Os pais são muito bons em observar o desenvolvimento dos seus filhos, por isso, se têm preocupações, devem confiar em seu instinto e conversar com o pediatra sobre as suas preocupações e o que podem fazer para melhorar o desenvolvimento motor de seu filho.”

Preocupações sobre o desenvolvimento devem ser abordadas com um pediatra mais cedo ou mais tarde, porque os atrasos físicos podem ser sinais ou sintomas de uma doença grave, como a Distrofia Muscular de Duchenne ou paralisia cerebral.

A ferramenta é um primeiro passo para identificar as crianças que têm um atraso motor, ligando-as à terapia adequada ou outra assistência.

“A nova ferramenta é um recurso fácil de usar para os pais para avaliar as preocupações sobre o desenvolvimento físico da criança. Ao equipar os pais com a informação de que necessitam para conversar com o pediatra, o CDC espera encurtar o período de tempo a partir da primeira preocupação até quando a criança recebe um diagnóstico e começa a tratar”, disse Georgina Peacock, MD, MPH, FAAP, diretora da Divisão de Desenvolvimento Humano e Deficiência do CDC.

A ferramenta inclui descrições de desenvolvimento físico agrupados por idade e atividade. Também tem dicas para falar com um pediatra, recursos para os atrasos físicos e vídeos que mostram exemplos de desenvolvimento normal e atrasado para algumas atividades.

Clique aqui para acessar a ferramenta

Leia também: O desenvolvimento físico e motor do bebê

Fonte: Caring for Your School-Age Child: Ages 5 to 12 (Copyright © 2004 American Academy of Pediatrics)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 24 de setembro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

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