PESQUISAR
Já se vão quatro meses de quarentena e haja paciência para manter o bom humor na família. Sentir-se conectado às pessoas e ao mundo ao nosso redor é uma parte essencial da boa saúde mental. Após meses de distanciamento social da Covid-19, as famílias ainda passam menos tempo com os outros à medida que a pandemia continua. Se os planos das férias foram cancelados – como festas juninas, reuniões de família e outras reuniões – e tornaram difícil manter o ânimo de sua família, você não está sozinho. Aqui estão 10 dicas simples para ajudar a melhorar o humor de todos durante a pandemia:
1.Ilumine-se
A luz do sol pode ajudar a melhorar o humor. Tente passar 30 a 60 minutos ao ar livre diariamente com seus filhos e outros membros de sua família, sempre que possível. Luzes brilhantes, especialmente no início da manhã, também podem ajudar.
2. Durma bastante
Tente ajudar seus filhos a seguir as rotinas de dormir, para que durmam o suficiente todas as noites. Algumas maneiras de ajudar a promover relaxamento e uma boa noite de sono:
3 .Converse sobre o que está acontecendo ou incomodando
Converse com seus filhos e adolescentes regularmente e seja um bom ouvinte. Os pais também podem se beneficiar ao encontrar um amigo ou membro da família para discutir preocupações e decepções. Se não for possível conversar pessoalmente por causa do distanciamento social, conecte-se por telefone, ou conexão virtual.
4. Ajude sua família a comer com sabedoria
Inclua alimentos ricos em proteínas no café da manhã e almoço. A proteína ajuda a manter o açúcar no sangue estável e fornece ao cérebro o combustível necessário. Além disso, se possível:
Limite junk food e fast food. Eles geralmente estão cheios de gordura, colesterol, sal e açúcares adicionados, que podem causar picos e quedas de energia que podem nos deixar irritados.
5. Faça ações de gratidão
Concentre-se no positivo. Por que você sente gratidão ou apreciação? Pesquisas mostram que expressar regularmente gratidão ajuda a aumentar a felicidade geral, levando a taxas mais baixas de estresse e depressão. Ajude seu filho a escrever pelo menos três pessoas, lugares, eventos ou coisas a cada dia que os façam sentir-se agradecidos. Mantenha seu próprio diário de gratidão também!
6. Intensifique atividade física
Ajude seus filhos a se exercitarem ou a brincarem. Quando nos exercitamos, nosso corpo libera substâncias químicas que podem ajudar a melhorar o humor. Tente evitar qualquer coisa que envolva o compartilhamento de equipamentos como bolas, morcegos e equipamentos de playground e mantenha uma distancia segura.
7. Dê uma mão
Ajudar outras pessoas nos faz sentir melhores sobre nós mesmos. Pode ser tão simples quanto ligar para um vizinho ou membro da família que está sozinho em casa ou colocar uma placa agradecendo às pessoas que entregam a correspondência. Ajude seus filhos a criar pelo menos um ato gentil por dia. Mantenha um diário de todas as coisas que você e sua família fazem pelos outros – até as pequenas coisas.
8. Gerencie o tempo da tela
Faça um plano de mídia familiar e limite a exposição da sua família a anúncios na TV e na Internet, sugerindo que comprar coisas pode fazer as pessoas felizes. Isso ajudará a limitar as mensagens sobre felicidade falsas ou irreais. Também o ajudará a gerenciar a exposição de sua família a notícias perturbadoras. Em vez disso, considere: ler, jogar cartas ou jogos de tabuleiro com os membros da família, trabalhar um quebra-cabeça em família, tocar música ou cantar juntos, criar um vídeo para compartilhar, cozinhar juntos ou dar um passeio em família ou andar de bicicleta. Lembre-se: nossos dispositivos eletrônicos também podem ser usados para criar e manter conexões sociais saudáveis durante a pandemia.
9. Aborde o estresse
Tente meditar em família ou outras técnicas de relaxamento, como ioga, para ajudar a diminuir o estresse e melhorar o humor. Existem aplicativos móveis úteis que oferecem lembretes, dicas de respiração profunda, entre outras para relaxar. O tempo na natureza também pode ajudar.
10. E se o humor do seu filho não melhorar?
Às vezes, medidas como essas não são suficientes para melhorar o humor do seu filho ou reduzir a ansiedade. Não deixe de entrar em contato com o pediatra se estiver preocupado que seu filho esteja sofrendo de estresse ou ansiedade ou se estiver preocupado que ele possa se machucar ou a alguém. O pediatra também pode ajudar a determinar se as condições de saúde ou medicamentos subjacentes podem estar causando problemas de humor. Ele também pode conectá-lo a outros profissionais de saúde, como psicólogo, psiquiatra ou assistente social.
Como deu pra ver, são atitudes bem simples. Tente algumas e veja o que acontece. Boa sorte!
Saiba mais sobre este assunto:
Como enfrentar o estresse em tempos de Covid-19
Os adolescentes podem ter dificuldades para lidar com a Covid-19
Em tempos de Covid-19, um Cesto de Tesouros
mensagem enviada
Ótima mensagem………
Serve como reflexão…e aprendendo…..obg……