PESQUISAR
Na última quarta-feira (23/03), o Instituto PENSI – Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil promoveu o webinar “Os avanços em ressuscitação pediátrica”. O evento, que ocorreu em parceria com a Indumed e a ZOLL, foi transmitido pelo canal Saúde da Infância, no YouTube.
A abertura do webinar foi realizada pela gerente de pesquisa do Instituto PENSI, Fernanda Lima, que contou um pouco sobre a história da instituição, infraestrutura e equipe, projetos em andamento, frentes de ensino e propostas de expansão.
O evento foi uma iniciativa do gerente médico da Unidade de Terapia Intensiva do Sabará Hospital Infantil, Dr. Nelson Horigoshi, e reuniu convidados de outras instituições de saúde do país, assim como membros da comunidade acadêmica. A ideia era apresentar e aprofundar o conhecimento dos participantes sobre a pediRES-Q, uma rede colaborativa que incorpora dois projetos principais:
– Um estudo observacional para a coleta de dados de parada cardíaca pediátrica e gestão pós-parada para determinar as melhores práticas de ressuscitação;
– Um programa de melhoria, que busca desenvolver um pacote inovador para otimizar a qualidade e a segurança dos cuidados às crianças no que diz respeito à ressuscitação.
“É o maior banco de dados do mundo sobre reanimações em crianças e gostaríamos que o Brasil fizesse parte dele, por meio de um grupo nacional, coordenado pelo Instituto PENSI, no que diz respeito à pesquisa e ensino, e pelo Sabará Hospital Infantil, no que diz respeito aos dados clínicos. Não basta reanimar o paciente, é preciso reanimá-lo com qualidade”, explica o Dr. Nelson Horigoshi.
O webinar contou com a participação do próprio idealizador da pediRES-Q, o Dr. Vinay Nadkarni, diretor médico e de pesquisa do Centro de Simulação, Educação Avançada e Inovação do Hospital Infantil da Filadélfia (Children’s Hospital of Philadelphia), nos Estados Unidos.
“Através dessa rede colaborativa, nosso objetivo é fomentar a descoberta, a análise, a publicação e a disseminação de dados de RCP para garantir uma sobrevida aos pacientes, de forma eficiente e com qualidade”, afirma o Dr. Vinay Nadkarni.
Hoje, 60 sites de 12 países integram a plataforma. São coletados dados para a identificação de risco, treinamento pré-parada, desempenho e feedback intra-parada, feedback pós-parada, atendimento pós-parada cardíaca, alta e resultado neurológico.
“Nos baseamos em evidências e os números vêm das próprias instituições de saúde, de experimentos naturais do dia a dia. É um grande trabalho em cooperação e o nosso desafio é fazer hospitais de uma mesma região trabalharem em conjunto, pois, na maioria das vezes, eles são concorrentes”, ressalta o Dr. Vinay Nadkarni.
Após a aula do idealizador do pediRES-Q, o especialista em Terapia Intensiva do Sabará Hospital Infantil, Dr. Rodrigo Félix, demonstrou, na prática, o processo de ressuscitação de um paciente infantil diretamente do Centro de Simulação Realística do Instituto PENSI.
O evento também contou com a participação da gerente médica de Educação Continuada do Instituto PENSI, Dra. Heloísa Ionemoto, e do gerente médico e diretor técnico do Sabará Hospital Infantil, Dr. Felipe Monti Lora.