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Em 2015, os 193 países que compõem a ONU (incluindo o Brasil) se comprometeram a implementar um plano de ação global que inclui medidas como eliminar a pobreza extrema e a fome, promover a paz, dar uma educação de qualidade a todos e proteger o planeta. Essa ambiciosa agenda é formada pelos 17 Objetivos e 169 metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cada um com suas metas próprias, que devem ser colocados em prática até 2030.
Nem todos ODS fazem referência às crianças e aos adolescentes, mas todos são relevantes para a vida deles. Juntos, os objetivos representam uma abordagem integral para atender às necessidades de meninas e meninos e para proteger seus direitos.
Medidas tomadas para proteger os oceanos e os ecossistemas, criar cidades sustentáveis, investir em energia e infraestrutura, reforçar as instituições e estabelecer parcerias influenciarão a vida das crianças e dos adolescentes. Para que as crianças e os adolescentes possam herdar um planeta mais sustentável, os ODS requerem a integração das políticas de mudança climática nas estratégias e planos nacionais e a garantia de acesso a serviços de energia acessíveis, confiáveis e modernos para todos até 2030.
Muitos dos novos objetivos abordam os perigos mais iminentes que as crianças e os adolescentes enfrentam hoje. A violência ameaça a vida e o futuro de milhões de crianças e destrói o tecido social de comunidades e nações, alimentação, cuidados de saúde, água potável, educação e perspectivas de emprego. O objetivo sobre nutrição exige um fim à desnutrição, que ameaça a vida das crianças e prejudica a sua saúde e seu crescimento físico, sua educação e seu futuro. O objetivo sobre saúde aborda os riscos que meninas e meninos enfrentam ao longo do seu ciclo de vida, da mortalidade na infância às doenças não transmissíveis. O foco sobre os determinantes sociais – e a necessidade de fortalecer os sistemas de saúde e redes de segurança social – dialoga com os fatores que afetam a saúde dos mais desfavorecidos.
A meta que trata especificamente dos primeiros anos de vida está no ODS 4 (Educação de Qualidade) e afirma que é preciso “garantir que todos os meninos e meninas tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário”.
O Unicef reitera que todos são relevantes para o desenvolvimento e o futuro delas, especialmente para proteger seus direitos. A agência da ONU afirma que os ODS “são uma oportunidade histórica para melhorar os direitos e o bem-estar de cada criança, especialmente as mais desfavorecidas” e deixa claro que sem oportunidades justas para as meninas e meninos não há desenvolvimento sustentável.
A Fundação José Luiz Egydio Setúbal desde 2016 colocou as ODS em seus planejamentos estratégicos e para isso identificou quatro objetivos primários que devem nortear a sua ação programática, quatro secundários e um objetivo estruturante.
I – OBJETIVOS PRIMÁRIOS
II – OBJETIVOS SECUNDÁRIOS
Como foi visto anteriormente, esses objetivos serão contemplados de acordo com as oportunidades oferecidas nos projetos dos programas que atendem os objetivos primários.
Esses objetivos são:
Para a FJLES, esses objetivos podem ser apoiados por meio de projetos que atendem comunidades específicas em que suas presenças podem auxiliar o sucesso de suas metas e resultados. Alguns exemplos:
E, por fim, temos o Objetivo 17 – Parcerias e meios de implementação
Reforçar parcerias multissetoriais que mobilizem e compartilhem conhecimento, expertise, tecnologia e recursos financeiros, para apoiar a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Incentivar e promover eficazes parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil , a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias
O ano de 2030 está aí, faltam apenas 10 anos. Qual o mundo que queremos? Qual o país que idealizamos melhor? Qual a cidade que gostaríamos de morar? Nossa Fundação está fazendo sua parte, e você?
Saiba mais: