PESQUISAR
Trabalho é realizado em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
O pesquisador e consultor em Geoprocessamento e Análise Espacial do Centro de Pesquisa do Instituto PENSI, Dr. William Cabral de Miranda, ficou em primeiro lugar no processo de consultoria para a “Modernização da gestão estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para aperfeiçoar as políticas públicas de promoção do desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e competitividade do agronegócio”.
O objetivo do trabalho é estruturar uma base de dados mais completa, com informações que permitam caracterizar adequadamente as Indicações Geográficas (IGs) Agropecuárias no Brasil. Hoje, existem 88 IGs registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), mas os dados disponíveis envolvem apenas o nome, o produto e os municípios abrangidos, como é o caso do queijo da Serra da Canastra, em Minas Gerais, e o Vale do Vinhedos, no Rio Grande do Sul.
“Atualmente, as informações que temos sobre as IGs são muito limitadas. A ideia é que, a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de outras bases públicas, a gente possa reunir diversas informações relevantes, como o tamanho dos estabelecimentos que tenham o produto estudado, o tipo de mão-de-obra empregada e o volume de produção e comercialização”, explica o Dr. William de Miranda.
Como resultado dessa consultoria, espera-se promover a valorização dos produtos agropecuários de todo o país, traçando diretrizes mais consistentes para a estruturação das IGs no Brasil e disponibilizando informações estratégicas para o desenvolvimento da política pública nos territórios. “Esse trabalho terá impacto direto no agronegócio e na competitividade do nosso mercado”, ressalta o pesquisador.
O trabalho de consultoria, que teve início no último dia 30 e terá duração de oito meses, abrangerá as cinco regiões do país. O Dr. William de Miranda conduzirá a consultoria de ponta a ponta, com o apoio da equipe da Coordenação de Indicação Geográfica do MAPA.
Para a gerente de pesquisa do Instituto PENSI, Fernanda Lima, a aprovação do pesquisador em primeiro lugar na consultoria é motivo de muito orgulho para a instituição, “pois corrobora para o desenvolvimento tanto do profissional quanto para a ampliação de novos projetos em prol da ciência, trazendo benefícios para toda a sociedade”.
“Tenho certeza de que a experiência no Instituto PENSI, o trabalho que eu realizo aqui, impactou muito na decisão do MAPA em me escolher como consultor”, reforça o Dr. William de Miranda. Bacharel em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ele tem mestrado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado pela USP e Columbia University, em Nova York, nos Estados Unidos. Sua formação acadêmica e atuação profissional englobam geoprocessamento, análise espacial, sensoriamento remoto, cartografia, morfologia urbana, meio ambiente e saúde.