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A dança é uma forma artística, atlética, expressiva e social de atividade física que atrai uma grande variedade de indivíduos. Os aspectos físicos da dança podem ser tanto uma fonte valiosa de exercício quanto uma causa de lesões. Os jovens que fazem aulas de dança, que têm treinamento formal ou se apresentam como dançarinos, normalmente o fazem em uma das seguintes disciplinas: ballet, jazz moderno, sapateado, hip hop lírico, de salão, capoeira, frevo etc.
Há muitas formas de dança que têm demandas físicas únicas e riscos específicos de lesões. Existem também algumas demandas físicas que são comuns a uma grande variedade de formas de dança. Por exemplo: muitos tipos envolvem pular, girar, apontar os dedos dos pés, arquear as costas e se levantar. Essas atividades podem produzir tendinite, fraturas por estresse, entorses de tornozelo, pinçamento de tornozelo ou dor lombar.
A seguir estão informações da Academia Americana de Pediatria sobre lesões comuns no ballet e na dança e seus sintomas:
Ferida | Descrição/Causa | Sintomas |
Tendinite do flexor longo do hálux | Inflamação do tendão que flexiona o dedão do pé; o tendão é estressado com levantamento, saltos e trabalho de ponta. | Dor, tensão e/ou fraqueza ao longo do tendão no arco ou atrás da parte interna do tornozelo. |
Os trigonum sintomático | Um pedaço extra de osso atrás da articulação do tornozelo (encontrado normalmente em 20% dos indivíduos) fica comprimido quando os dedos dos pés são apontados e o tornozelo é flexionado para baixo. | Dor, aperto e inchaço ocasional atrás do tornozelo associados ao levantamento, trabalho de ponta e ficar na ponta dos pés. |
Impacto talar anterior | Pinçamento dos tecidos moles na frente do tornozelo com flexão do tornozelo para cima. | Dor, aperto, sensação de pinçamento na frente do tornozelo com plié, preparação para pular e aterrissagem do salto. |
Torção de tornozelo | O tornozelo inverte (desaba para dentro) mais comumente quando os dançarinos estão na ponta dos pés ao saltar, aterrissar ou girar. | Dor, inchaço na parte externa do tornozelo; sensação de instabilidade com movimentos laterais; entorses são mais comuns se houver uma entorse anterior. |
Fratura por estresse | O estresse de impacto repetitivo pode causar enfraquecimento do osso; frequentemente sem uma rachadura visível vista no raio-x. Comum em metatarsos (antepé), tarsos (médio pé), tíbia e fíbula (perna) e ocasionalmente fêmur, pelve e coluna. | Dor óssea persistente, profunda e associada a altos níveis de atividade de impacto; mais comum em dançarinos com deficiência de cálcio ou vitamina D, distúrbios alimentares e irregularidades menstruais. |
Síndrome da dor patelofemoral | Dor abaixo da rótula devido à pressão associada à flexão do joelho, pliés e saltos; pode levar ao amolecimento ou afinamento da cartilagem atrás da rótula. | Dor incômoda na parte anterior do joelho que aumenta com a flexão do joelho, pliés e saltos. |
Estalando o quadril | Causas múltiplas, incluindo rompimento do tendão na parte frontal ou lateral do quadril, associado ao movimento ativo; ocasionalmente devido à ruptura da cartilagem que reveste o encaixe do quadril, mas muito improvável devido à luxação do quadril. | Sensação de estalo que pode ou não ser dolorosa; ocasionalmente, o dançarino tem a sensação de que o quadril está saindo do lugar; às vezes, há uma sensação de aperto ou pinçamento profundo na articulação quando o quadril está dobrando. |
Lesão de Pars | A pars interarticularis é uma parte da coluna que é estressada com a extensão das costas (arqueamento); dor ou enfraquecimento da pars ocorre mais comumente durante períodos de rápido crescimento ósseo. Lesões nessa área podem ser chamadas de espondilólise ou fratura por estresse da coluna. | Tensão e dor na parte central da região lombar, que pioram ao arquear a coluna, pular, correr e se deitar de bruços; melhoram ao se inclinar para a frente; sintomas nervosos e dor irradiada são raros nessa condição. |
Lesão de disco | Enfraquecimento ou abaulamento do disco lombar devido à flexão, torção ou levantamento repetitivo do tronco. Atletas também podem sofrer uma lesão na placa terminal vertebral (placa de crescimento). | Dor lombar que se estende para o flanco ou nádega; pode se espalhar para a coxa; dormência ou formigamento ocasional; piora ao se sentar, dobrar, levantar e se deitar de bruços. |
Quando posso começar a trabalhar com pontas?
En pointe se refere a executar passos de dança nas pontas dos pés. Esta técnica é usada apenas por dançarinos. Tentar o trabalho de ponta muito cedo pode levar ao risco de entorses, fraturas e lesões na placa de crescimento. A maioria dos especialistas acredita que um dançarino está pronto para tentar o trabalho de ponta quando os seguintes critérios são atendidos:
Posso melhorar minha participação?
Turnout se refere à capacidade de girar o quadril externamente. Nem todos os dançarinos conseguem atingir o turnout ideal porque podem ser limitados por sua anatomia óssea. Por exemplo: a profundidade e o ângulo do encaixe do quadril de um dançarino podem afetar o quanto ele ou ela consegue girá-lo. No entanto, a maioria dos dançarinos pode melhorar seu turnout com exercícios apropriados, alongando a articulação e os músculos do lado interno do quadril.
O turnout ideal permite que os dançarinos fiquem com os pés apontando para direções opostas enquanto os joelhos são posicionados diretamente sobre os pés. Se o turnout não for feito corretamente, os dançarinos não conseguem manter essa posição ou “trapaceiam” torcendo os joelhos ou forçando a parte inferior das pernas para fora. Quando o quadril, o joelho e o pé não estão alinhados, podem ocorrer lesões nas pernas e na parte inferior das costas.
Como posso perder peso com segurança?
Dançarinos de todas as idades enfrentam uma pressão tremenda para serem magros. A pressão pode ser baseada em requisitos estéticos ou de desempenho. Às vezes, metas de peso direcionadas podem ser prejudiciais à saúde. Não ingerir calorias e nutrientes suficientes pode levar a menos energia, funcionamento cerebral prejudicado (como falta de concentração) e aumento do risco de doenças e lesões. Quando práticas inseguras de perda de peso são usadas para atingir a aparência desejada, os riscos à saúde podem incluir doenças graves, hospitalização e até mesmo a morte.
Dançarinos que querem perder peso devem usar uma estratégia supervisionada por um médico. Isso inclui trabalhar com um profissional para determinar quanta perda de peso é segura, quão rápido o peso pode ser perdido e como os requisitos nutricionais e energéticos serão atendidos. Também é importante trabalhar com um nutricionista. É essencial ter monitoramento médico regular para avaliar a segurança e eficácia do programa de perda de peso.
Lesões causadas por ballet e dança podem ser prevenidas com supervisão adequada e conformidade com as regras e diretrizes de segurança vigentes.
O curso de Formação em Dança da Escola de Dança de São Paulo é gratuito e possui entrada via editais para processo seletivo. O programa proporciona ao estudante o aprendizado de fundamentos técnicos e artísticos da dança, o desenvolvimento de capacidades psicomotoras e técnicas criativas e de apreciação para futuro desempenho como artista da dança.
As aulas de dança (Ballet Clássico e Dança Contemporânea), com duração semestral, são voltadas ao público infanto-juvenil e distribuídas em dois polos regionais: Centro Cultural de Santo Amaro e Teatro Flávio Império, em Cangaíba. Inscrição para idades a partir de 4 anos, até o preenchimento das vagas.
Fonte:
Cuidados com o jovem atleta – Folhetos de educação para pacientes (Copyright © 2010 Academia Americana de Pediatria)
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